Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6230
Resumo: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
id RCAP_f17fb528dbcc8b9b16ba085292b92151
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.Educação para todosEscola inclusivaEstrutura do programaNecessidade educativas especiaisParticipação do aluno e da famíliaPlano individual de transiçãoTrabalho colaborativoTransição para a vida activaMestrado em Reabilitação PsicomotoraArtigo 1: Este artigo pretende fazer um levantamento teórico de informação sobre as etapas e os intervenientes do processo de transição para a vida ativa de alunos com necessidades educativas especiais, analisando os fatores de maior importância para potenciar o sucesso desta etapa na vida destes alunos. Desta forma, analisam-se as recomendações e boas práticas, quer nacionais quer internacionais, organizando-as nos cinco pontos que parecem ter um papel fundamental e garantidor de sucesso: desenvolvimento do estudante, participação do estudante, envolvimento da família, trabalho colaborativo e atributos e estrutura do programa. Por fim, identifica-se o papel do psicomotricista nas equipas das escolas e determina-se qual o contributo que este técnico poderá ter no sentido de melhorar as práticas pedagógicas já existentes. Artigo 2: A legislação atual que regula a educação especial em Portugal, desafia as escolas para se moldarem às exigências que o novo paradigma da escola inclusiva coloca. Este artigo apresenta como objetivo compreender qual a perceção que os pais e os professores de alunos a usufruir de um Plano Individual de Transição têm sobre as práticas atuais associadas ao processo de transição para a vida ativa de alunos com NEE, analisando a forma como as escolas estão a desenvolver e implementar todo este processo. De forma a concretizar este objetivo, foi elaborado especificamente um questionário para o estudo, com duas versões (pais e professores) e uma entrevista para professores que, após validação, foram aplicados a 2 professores e 8 pais de alunos que usufruíam do Plano Individual de Transição nas suas escolas. Os resultados obtidos permitiram verificar que, apesar das recomendações já começarem a surtir algum efeito, ainda há lugar para melhorar o sistema educativo no que diz respeito às respostas que dá a alunos com necessidades educativas especiais no seu processo de transição.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaSantos, Teresa Alexandra Gomes Paula2013-12-09T16:28:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6230porSantos, Teresa Alexandra (2013) - Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:38.926555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
title Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
spellingShingle Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula
Educação para todos
Escola inclusiva
Estrutura do programa
Necessidade educativas especiais
Participação do aluno e da família
Plano individual de transição
Trabalho colaborativo
Transição para a vida activa
title_short Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
title_full Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
title_fullStr Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
title_full_unstemmed Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
title_sort Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
author Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula
author_facet Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para todos
Escola inclusiva
Estrutura do programa
Necessidade educativas especiais
Participação do aluno e da família
Plano individual de transição
Trabalho colaborativo
Transição para a vida activa
topic Educação para todos
Escola inclusiva
Estrutura do programa
Necessidade educativas especiais
Participação do aluno e da família
Plano individual de transição
Trabalho colaborativo
Transição para a vida activa
description Mestrado em Reabilitação Psicomotora
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09T16:28:39Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6230
url http://hdl.handle.net/10400.5/6230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Teresa Alexandra (2013) - Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131012170514432