Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6230 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
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Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.Educação para todosEscola inclusivaEstrutura do programaNecessidade educativas especiaisParticipação do aluno e da famíliaPlano individual de transiçãoTrabalho colaborativoTransição para a vida activaMestrado em Reabilitação PsicomotoraArtigo 1: Este artigo pretende fazer um levantamento teórico de informação sobre as etapas e os intervenientes do processo de transição para a vida ativa de alunos com necessidades educativas especiais, analisando os fatores de maior importância para potenciar o sucesso desta etapa na vida destes alunos. Desta forma, analisam-se as recomendações e boas práticas, quer nacionais quer internacionais, organizando-as nos cinco pontos que parecem ter um papel fundamental e garantidor de sucesso: desenvolvimento do estudante, participação do estudante, envolvimento da família, trabalho colaborativo e atributos e estrutura do programa. Por fim, identifica-se o papel do psicomotricista nas equipas das escolas e determina-se qual o contributo que este técnico poderá ter no sentido de melhorar as práticas pedagógicas já existentes. Artigo 2: A legislação atual que regula a educação especial em Portugal, desafia as escolas para se moldarem às exigências que o novo paradigma da escola inclusiva coloca. Este artigo apresenta como objetivo compreender qual a perceção que os pais e os professores de alunos a usufruir de um Plano Individual de Transição têm sobre as práticas atuais associadas ao processo de transição para a vida ativa de alunos com NEE, analisando a forma como as escolas estão a desenvolver e implementar todo este processo. De forma a concretizar este objetivo, foi elaborado especificamente um questionário para o estudo, com duas versões (pais e professores) e uma entrevista para professores que, após validação, foram aplicados a 2 professores e 8 pais de alunos que usufruíam do Plano Individual de Transição nas suas escolas. Os resultados obtidos permitiram verificar que, apesar das recomendações já começarem a surtir algum efeito, ainda há lugar para melhorar o sistema educativo no que diz respeito às respostas que dá a alunos com necessidades educativas especiais no seu processo de transição.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaSantos, Teresa Alexandra Gomes Paula2013-12-09T16:28:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6230porSantos, Teresa Alexandra (2013) - Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:38.926555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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