O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1372
Resumo: Trabalho de projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_f186e66e07fae7996e207311d3820c13
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.Necessidades Educativas EspeciaisDificuldades de aprendizagem específicasDislexiaConhecimentos dos professores sobre a dislexiaTrabalho de projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.“O dia-a-dia da dislexia na sala de aula - Os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo sobre os alunos disléxicos” é a temática do nosso estudo, no qual pretendemos abordar o tema, bem como descrever os conhecimentos dos professores. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo atuais e pertinentes. Este trabalho tem como base um estudo histórico descritivo, que pretende averiguar os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo do ensino básico, de um agrupamento no concelho de Sintra, que foi desativado no ano letivo de 2010/2011, sobre a dislexia e compará-los com o que a investigação tem dado a conhecer. O instrumento de investigação utilizado, consistiu num questionário, que foi aplicado aos professores com turma do referido agrupamento. A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar um conjunto de símbolos impressos. Não sendo um processo natural, como a linguagem oral, este ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as crianças disléxicas, o ato de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, juntamente com as políticas educativas inclusivas, modificou-se a tradicional população escolar. Cabe à escola no geral e aos professores em particular, o papel de incluir os alunos, de modo a que estes tenham sucesso educativo. A existência nas escolas, de cada vez mais de alunos com dificuldades de aprendizagens específicas, nomeadamente a dislexia, implica por parte dos professores com turma, a necessidade de refletir, atualizar e de aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Consideramos essencial que o professor conheça as características/comportamentos que os disléxicos apresentam, a fim de melhor avaliar e intervir sobre estas crianças na sala de aula.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira2012-07-24T09:36:54Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1372porPINTO, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira (2012) - O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 95 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:50.185887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
title O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
spellingShingle O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Conhecimentos dos professores sobre a dislexia
title_short O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
title_full O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
title_fullStr O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
title_full_unstemmed O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
title_sort O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
author Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
author_facet Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Conhecimentos dos professores sobre a dislexia
topic Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Conhecimentos dos professores sobre a dislexia
description Trabalho de projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24T09:36:54Z
2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1372
url http://hdl.handle.net/10400.11/1372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PINTO, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira (2012) - O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 95 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785828044800