Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8535
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiária
id RCAP_f18f9f7b71ce0547938bc2d724545477
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioSer professor: tudo isso e um pouco maisprática educativa supervisionadadesenvolvimento profissionalprocesso de ensino-aprendizageminvestigação em ensinosupervised teaching practiceprofessional developmentprocess of teaching and learningresearch in educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiáriaThis internship report falls within as the final step of the Curricular Unit of Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, constituent of professionalizing masters in teaching of 1st and 2nd cycles of basic education. Thus, the ultimate goal of this document relates to a reflection based throughout the educational practice developed in two distinct cycles. Since this moment of educational intervention took place in the final stage of the formation of the master, you can relate the whole practice with theory so far studied. In this way, it is important to build an academic and professional framework to which the generalist action principles of a teacher are followed, as well as a review of theoretical generalist assumptions, transverse and specific to different areas of knowledge. Concurrently with the review are described some of the educational experiences lived in the contexts in question, appreciating the moments listed in the cycle of reflective teacher and principles defended by the teacher researcher, where he adds the importance of collaborative work. In short, the whole educational practice was based on theoretical assumptions, in the context of education and in the own teacher profile, with the ultimate goal of creating significant learning, both for students and for the teacher traineeInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMacedo, Ana CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima2016-10-10T12:10:13Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8535TID:201273292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:21.378120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Ser professor: tudo isso e um pouco mais
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
prática educativa supervisionada
desenvolvimento profissional
processo de ensino-aprendizagem
investigação em ensino
supervised teaching practice
professional development
process of teaching and learning
research in education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
author_facet Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Ana Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv prática educativa supervisionada
desenvolvimento profissional
processo de ensino-aprendizagem
investigação em ensino
supervised teaching practice
professional development
process of teaching and learning
research in education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic prática educativa supervisionada
desenvolvimento profissional
processo de ensino-aprendizagem
investigação em ensino
supervised teaching practice
professional development
process of teaching and learning
research in education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T12:10:13Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8535
TID:201273292
url http://hdl.handle.net/10400.22/8535
identifier_str_mv TID:201273292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389894852608