Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8535 |
Resumo: | O presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiária |
id |
RCAP_f18f9f7b71ce0547938bc2d724545477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioSer professor: tudo isso e um pouco maisprática educativa supervisionadadesenvolvimento profissionalprocesso de ensino-aprendizageminvestigação em ensinosupervised teaching practiceprofessional developmentprocess of teaching and learningresearch in educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiáriaThis internship report falls within as the final step of the Curricular Unit of Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, constituent of professionalizing masters in teaching of 1st and 2nd cycles of basic education. Thus, the ultimate goal of this document relates to a reflection based throughout the educational practice developed in two distinct cycles. Since this moment of educational intervention took place in the final stage of the formation of the master, you can relate the whole practice with theory so far studied. In this way, it is important to build an academic and professional framework to which the generalist action principles of a teacher are followed, as well as a review of theoretical generalist assumptions, transverse and specific to different areas of knowledge. Concurrently with the review are described some of the educational experiences lived in the contexts in question, appreciating the moments listed in the cycle of reflective teacher and principles defended by the teacher researcher, where he adds the importance of collaborative work. In short, the whole educational practice was based on theoretical assumptions, in the context of education and in the own teacher profile, with the ultimate goal of creating significant learning, both for students and for the teacher traineeInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMacedo, Ana CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima2016-10-10T12:10:13Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8535TID:201273292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:21.378120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Ser professor: tudo isso e um pouco mais |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima prática educativa supervisionada desenvolvimento profissional processo de ensino-aprendizagem investigação em ensino supervised teaching practice professional development process of teaching and learning research in education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima |
author_facet |
Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Macedo, Ana Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática educativa supervisionada desenvolvimento profissional processo de ensino-aprendizagem investigação em ensino supervised teaching practice professional development process of teaching and learning research in education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
prática educativa supervisionada desenvolvimento profissional processo de ensino-aprendizagem investigação em ensino supervised teaching practice professional development process of teaching and learning research in education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiária |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T12:10:13Z 2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8535 TID:201273292 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8535 |
identifier_str_mv |
TID:201273292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131389894852608 |