Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Isabel Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10458
Resumo: O Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora.
id RCAP_b23c15b7985a2ae1a3da695ae4ebbdb5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioO passaporte para o futuroPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoEnsino e aprendizagemSupervised educational practiceAction-researchReflectionTeaching and learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora.The Internship Report, carried out within the scope of the Master’s Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, aims to highlight the course of personal and professional formation carried out throughout the Supervised Educational Practice and aims to obtain qualification for teaching. This document initially includes a theoretical and legal approach that supported the entire course portrayed along the same, exploring some themes related to teacher professionalization, the construction of the teacher profile and the importance that research and reflection represent for the success of educational practices. The experiences of the teacher during the educational practice are described, accompanied by a critical and reflexive analysis on the same. The contexts where the practice was developed are also characterized, since they were the characteristics and specificities that guided and defined all the options taken along the course of the master’s student. Finally, it is highlighted the investigative component that integrates this report and that concerns the project developed and implemented by the master’s student called Experimental work using the Arduino platform: measurement of the sound intensity in the school. This project, related to the Natural Sciences, was developed with a class from the 1st Cycle of Basic Education and sought to combine Information and Communication Technologies with experimental work, promoting the development of scientific literacy and significant learning associated with the development of skills related to the digital age in which they live. This report is the reflection of a set of dynamics that contributed to the construction of the teaching identity and that represent the passport to the future as a teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Ana Isabel Silva2017-11-20T11:24:47Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10458TID:201761661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:51.622043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
O passaporte para o futuro
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Sousa, Ana Isabel Silva
Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Ensino e aprendizagem
Supervised educational practice
Action-research
Reflection
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Sousa, Ana Isabel Silva
author_facet Sousa, Ana Isabel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbot, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Ensino e aprendizagem
Supervised educational practice
Action-research
Reflection
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Ensino e aprendizagem
Supervised educational practice
Action-research
Reflection
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20T11:24:47Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10458
TID:201761661
url http://hdl.handle.net/10400.22/10458
identifier_str_mv TID:201761661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131404187992064