Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/112 |
Resumo: | Dissertação apresentada à escola superior de educação de lisboa para obtenção do grau de mestre em ciências da educação - especialidade educação especial |
id |
RCAP_f1a129981e0433ae171c2943090470d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe?Educação especialNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaFormação de professores para a inclusãoDissertação apresentada à escola superior de educação de lisboa para obtenção do grau de mestre em ciências da educação - especialidade educação especialEste estudo teve como objectivos recolher e tratar informação que permita identificar as linhas orientadoras para a construção e implementação de um programa de uma disciplina nos cursos de formação inicial, adequado ao contexto situacional e temporal de São Tomé e Príncipe, que possa sensibilizar os formandos para a prática de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no sistema do ensino regular desse país. Para a concretização destes mesmos objectivos, procedemos à revisão da literatura, entrevistámos docentes de diferentes níveis de ensino de São Tomé e Príncipe para compreender as necessidades de formação, colhemos dados sobre esta modalidade de formação junto de especialistas de uma instituição de formação de professores portuguesa e analisámos programas de disciplinas análogas em cursos de formação inicial de docentes de quatro instituições de formação de dois países, duas portuguesas, a escola Superior de Educação de Lisboa, (ESELx) e Universidade de Évora, e duas brasileiras, Universidade Federal Feira de Santana, e Universidade Federal Espírito Santo. Os resultados destas análises permitiram-nos constatar a necessidade de formação, na medida em que subsistem dificuldades em relação à inclusão de crianças/jovens com necessidades educativas especiais, no que se refere à filosofia da inclusão, à gestão do espaço, do tempo e dos conteúdos curriculares por parte dos professores, ao terem na sua sala de aula alunos com necessidades especiais e ao conhecimento de algumas problemáticas mais comuns; igualmente percebemos que é importante abordar na formação o trabalho com famílias e com a comunidade e particularizar conteúdos que desenvolvam atitudes de aceitação da diferença. Uma atenção especial deve ser dada às questões que se prendem com a organização da formação em termos da prática pedagógica, mais concretamente, no que se refere aos contextos em que são realizados os estágios e aos mecanismos de acompanhamento dos formandos. Os resultados obtidos com o estudo permitiram-nos preparar uma proposta de programa da disciplina das NEEs a ser ministrado nos cursos de formação inicial de docentes com o objectivo de sensibilizá-los para uma efectiva inclusão destas crianças no sistema de ensino regular santomense.Sim-Sim, InêsRCIPLCosta, Ana Maria da Vera Cruz José da2011-09-16T10:11:22Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/112porCosta, A. M. (2010). Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:30.107716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
title |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
spellingShingle |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? Costa, Ana Maria da Vera Cruz José da Educação especial Necessidades educativas especiais Educação inclusiva Formação de professores para a inclusão |
title_short |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
title_full |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
title_fullStr |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
title_full_unstemmed |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
title_sort |
Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? |
author |
Costa, Ana Maria da Vera Cruz José da |
author_facet |
Costa, Ana Maria da Vera Cruz José da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sim-Sim, Inês RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Maria da Vera Cruz José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educativas especiais Educação inclusiva Formação de professores para a inclusão |
topic |
Educação especial Necessidades educativas especiais Educação inclusiva Formação de professores para a inclusão |
description |
Dissertação apresentada à escola superior de educação de lisboa para obtenção do grau de mestre em ciências da educação - especialidade educação especial |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2010-12-01T00:00:00Z 2011-09-16T10:11:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/112 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, A. M. (2010). Que formação de professores para a inclusão em São Tomé e Príncipe? [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133354860216320 |