Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31 |
Resumo: | O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. Palavras-chave: Manuais escolares, análise de imagens didácticas, semiótica social e gramática da comunicação visual. |
id |
RCAP_f1a3820bae755e07ca189b00b90be4c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/31 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica socialO presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. Palavras-chave: Manuais escolares, análise de imagens didácticas, semiótica social e gramática da comunicação visual.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31EduSer; Vol. 3 No. 1 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 3 n. 1 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 3 N.º 1 (2011): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/31https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/31/34Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Jorge2023-02-18T06:01:21Zoai:eduser.ipb.pt:article/31Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:49.787528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
spellingShingle |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social Morais, Jorge |
title_short |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_full |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_fullStr |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_full_unstemmed |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_sort |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
author |
Morais, Jorge |
author_facet |
Morais, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jorge |
description |
O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. Palavras-chave: Manuais escolares, análise de imagens didácticas, semiótica social e gramática da comunicação visual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31 https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/31 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/31/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 3 No. 1 (2011): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 3 n. 1 (2011): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 3 N.º 1 (2011): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939880636416 |