A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56019 |
Resumo: | Com a evolução das tecnologias digitais e a crescente interação e comunicação em ambientes virtuais e nas redes sociais, as imagens têm assumido uma presença e importância inquestionável na sociedade contemporânea, tornando-se um dos principais modos de expressão e comunicação, em especial para os chamados nativos digitais, habitualmente designados por gerações Z e Alpha. Torna-se, pois, imperativo examinar a função das imagens no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras de adolescentes e jovens adultos. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar imagens utilizadas em manuais de ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por forma a dar resposta às seguintes questões: Que tipo de imagem é utilizada nos manuais didáticos? A aprendizagem e o ensino são mais eficazes com o texto ou com texto-imagem? As imagens utilizadas potenciam o desenvolvimento lexical, gramatical, intercultural e crítico dos alunos? De que modo é que os manuais de PLE/PL2 conciliam a aquisição de competências linguísticas com o desenvolvimento da literacia visual/multimodal dos discentes? Os manuais didáticos adequam-se aos perfis e estilo de aprendizagem das atuais gerações Z e Alpha? A análise em questão basear-se-á em estudos sobre multimodalidade e literacia visual com vista à identificação de significados (representacionais, interativos, composicionais) pertinentes sob o ponto de vista didático e pedagógico, extrapolando, assim, a mera análise formal e descritiva das imagens. A metodologia desta investigação centra-se na análise quantitativa e qualitativa de imagens em quinze manuais de PLE/PL2, publicados desde a década 90 até à atualidade e dirigidos a um público-alvo adolescente e adulto. Dar-se-á especial ênfase à série – Português em Foco – que abrange os seis níveis de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2, C1, C2), de acordo com as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QERC). |
id |
RCAP_6d7a0c2d4682c32f32f3c4a07d96f117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasCom a evolução das tecnologias digitais e a crescente interação e comunicação em ambientes virtuais e nas redes sociais, as imagens têm assumido uma presença e importância inquestionável na sociedade contemporânea, tornando-se um dos principais modos de expressão e comunicação, em especial para os chamados nativos digitais, habitualmente designados por gerações Z e Alpha. Torna-se, pois, imperativo examinar a função das imagens no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras de adolescentes e jovens adultos. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar imagens utilizadas em manuais de ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por forma a dar resposta às seguintes questões: Que tipo de imagem é utilizada nos manuais didáticos? A aprendizagem e o ensino são mais eficazes com o texto ou com texto-imagem? As imagens utilizadas potenciam o desenvolvimento lexical, gramatical, intercultural e crítico dos alunos? De que modo é que os manuais de PLE/PL2 conciliam a aquisição de competências linguísticas com o desenvolvimento da literacia visual/multimodal dos discentes? Os manuais didáticos adequam-se aos perfis e estilo de aprendizagem das atuais gerações Z e Alpha? A análise em questão basear-se-á em estudos sobre multimodalidade e literacia visual com vista à identificação de significados (representacionais, interativos, composicionais) pertinentes sob o ponto de vista didático e pedagógico, extrapolando, assim, a mera análise formal e descritiva das imagens. A metodologia desta investigação centra-se na análise quantitativa e qualitativa de imagens em quinze manuais de PLE/PL2, publicados desde a década 90 até à atualidade e dirigidos a um público-alvo adolescente e adulto. Dar-se-á especial ênfase à série – Português em Foco – que abrange os seis níveis de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2, C1, C2), de acordo com as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QERC).With the evolution of digital technologies and the growing interaction and the communication in virtual environments and social networks, images have assumed a presence and an unquestionable role in contemporary society, becoming one of the main means of expression and communication, specially for the digital natives, usually known as generations Z and Alpha. Therefore, it is imperative to examine the role of images in learning and teaching foreign languages to adolescents and young adults. Thus, this dissertation aims to analyse images used in Portuguese as a Foreign Language (PLE) course books to answer the following questions: What type of images are used in course books? Are learning and teaching more efficient with text or through the use for text-image? Do the images used in course books enhance the development of vocabulary, grammar, intercultural communication, and students` critical thinking? Do course books develop students` language abilities as well as their visual/ multimodal literacy? Do course books suit all profiles and all learning styles of the current Z and Alpha generations? My analysis, which will be based on multimodality and visual literacy studies, aims to identify meanings (representative, interactive, compositional) that may be crucial from a teaching and pedagogical perspective, thereby overriding a simply formal and descriptive analysis. The methodology of this investigation is based in the quantitative and qualitative analysis of images in fifteen course book of PLE/PL2, published since the nineties until today and aimed at adolescents and adults. Special emphasis will be given to the book series Português em Foco that covers the six levels of language proficiency (A1, A2, B1, B2, C1, C2), according to the guidelines of the Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (CEFR).Horta, Paula Alexandra Carvalho Alves RodriguesRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Paula Susana Morais2023-01-26T14:28:07Z2022-05-022022-01-122022-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56019TID:203081684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:34.836032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
title |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
spellingShingle |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 Rodrigues, Paula Susana Morais Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
title_full |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
title_fullStr |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
title_full_unstemmed |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
title_sort |
A função pedagógica das imagens em manuais de PLE/PL2 |
author |
Rodrigues, Paula Susana Morais |
author_facet |
Rodrigues, Paula Susana Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Horta, Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Paula Susana Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Com a evolução das tecnologias digitais e a crescente interação e comunicação em ambientes virtuais e nas redes sociais, as imagens têm assumido uma presença e importância inquestionável na sociedade contemporânea, tornando-se um dos principais modos de expressão e comunicação, em especial para os chamados nativos digitais, habitualmente designados por gerações Z e Alpha. Torna-se, pois, imperativo examinar a função das imagens no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras de adolescentes e jovens adultos. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar imagens utilizadas em manuais de ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por forma a dar resposta às seguintes questões: Que tipo de imagem é utilizada nos manuais didáticos? A aprendizagem e o ensino são mais eficazes com o texto ou com texto-imagem? As imagens utilizadas potenciam o desenvolvimento lexical, gramatical, intercultural e crítico dos alunos? De que modo é que os manuais de PLE/PL2 conciliam a aquisição de competências linguísticas com o desenvolvimento da literacia visual/multimodal dos discentes? Os manuais didáticos adequam-se aos perfis e estilo de aprendizagem das atuais gerações Z e Alpha? A análise em questão basear-se-á em estudos sobre multimodalidade e literacia visual com vista à identificação de significados (representacionais, interativos, composicionais) pertinentes sob o ponto de vista didático e pedagógico, extrapolando, assim, a mera análise formal e descritiva das imagens. A metodologia desta investigação centra-se na análise quantitativa e qualitativa de imagens em quinze manuais de PLE/PL2, publicados desde a década 90 até à atualidade e dirigidos a um público-alvo adolescente e adulto. Dar-se-á especial ênfase à série – Português em Foco – que abrange os seis níveis de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2, C1, C2), de acordo com as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QERC). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-02 2022-01-12 2022-05-02T00:00:00Z 2023-01-26T14:28:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56019 TID:203081684 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56019 |
identifier_str_mv |
TID:203081684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134619119910912 |