Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.535 |
Resumo: | De acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos. |
id |
RCAP_f1ac7ec4e4b5b3051920ae2cd42c00ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chinesesTextbooks for foreign language teaching – Study involving Chinese learnersManuais didáticosAquisição de língua segundaaprendentes chinesesPortuguêstextbooksSecond language learningChinese learnerPortuguese languageDe acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos.According to the new pedagogies, respecting the cultural identity of learners is a way of ensuring success in learning. The challenge for textbook designers is to align them with the most recent approaches to foreign language teaching and second language acquisition, while respecting the cultural identity of the students. This article presents the results of a survey conducted with a group of Chinese learners, with a traditional background of education based on the grammar and translation model. The objective is to identify their personal experiences and ‘evaluation’of textbooks for the teaching and learning of Portuguese as a foreign language. The results indicated a strong attachment to traditional practices, but also revealed receptiveness and openness to new pedagogical models.CEHUM2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.535https://doi.org/10.21814/diacritica.535Diacrítica; Vol. 34 N.º 3 (2020): Estudos Luso-Asiáticos; 11-25Diacrítica; Vol. 34 No. 3 (2020): Asian-Portuguese Studies; 11-252183-91740870-896710.21814/diacritica.34.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999/5623Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Ana Margarida BelémMatos, Maria Isabel2023-07-28T07:47:44Zoai:journals.uminho.pt:article/4999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:38.388336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses Textbooks for foreign language teaching – Study involving Chinese learners |
title |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
spellingShingle |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses Nunes, Ana Margarida Belém Manuais didáticos Aquisição de língua segunda aprendentes chineses Português textbooks Second language learning Chinese learner Portuguese language |
title_short |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
title_full |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
title_fullStr |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
title_full_unstemmed |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
title_sort |
Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses |
author |
Nunes, Ana Margarida Belém |
author_facet |
Nunes, Ana Margarida Belém Matos, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Maria Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Margarida Belém Matos, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais didáticos Aquisição de língua segunda aprendentes chineses Português textbooks Second language learning Chinese learner Portuguese language |
topic |
Manuais didáticos Aquisição de língua segunda aprendentes chineses Português textbooks Second language learning Chinese learner Portuguese language |
description |
De acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.535 https://doi.org/10.21814/diacritica.535 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999/5623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 34 N.º 3 (2020): Estudos Luso-Asiáticos; 11-25 Diacrítica; Vol. 34 No. 3 (2020): Asian-Portuguese Studies; 11-25 2183-9174 0870-8967 10.21814/diacritica.34.3 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132072736980992 |