Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Margarida Belém
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matos, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.535
Resumo: De acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos.
id RCAP_f1ac7ec4e4b5b3051920ae2cd42c00ad
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chinesesTextbooks for foreign language teaching – Study involving Chinese learnersManuais didáticosAquisição de língua segundaaprendentes chinesesPortuguêstextbooksSecond language learningChinese learnerPortuguese languageDe acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos.According to the new pedagogies, respecting the cultural identity of learners is a way of ensuring success in learning. The challenge for textbook designers is to align them with the most recent approaches to foreign language teaching and second language acquisition, while respecting the cultural identity of the students. This article presents the results of a survey conducted with a group of Chinese learners, with a traditional background of education based on the grammar and translation model. The objective is to identify their personal experiences and ‘evaluation’of textbooks for the teaching and learning of Portuguese as a foreign language. The results indicated a strong attachment to traditional practices, but also revealed receptiveness and openness to new pedagogical models.CEHUM2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.535https://doi.org/10.21814/diacritica.535Diacrítica; Vol. 34 N.º 3 (2020): Estudos Luso-Asiáticos; 11-25Diacrítica; Vol. 34 No. 3 (2020): Asian-Portuguese Studies; 11-252183-91740870-896710.21814/diacritica.34.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999/5623Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Ana Margarida BelémMatos, Maria Isabel2023-07-28T07:47:44Zoai:journals.uminho.pt:article/4999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:38.388336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
Textbooks for foreign language teaching – Study involving Chinese learners
title Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
spellingShingle Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
Nunes, Ana Margarida Belém
Manuais didáticos
Aquisição de língua segunda
aprendentes chineses
Português
textbooks
Second language learning
Chinese learner
Portuguese language
title_short Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
title_full Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
title_fullStr Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
title_full_unstemmed Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
title_sort Manuais para o ensino de línguas estrangeiras – Um estudo com aprendentes chineses
author Nunes, Ana Margarida Belém
author_facet Nunes, Ana Margarida Belém
Matos, Maria Isabel
author_role author
author2 Matos, Maria Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Margarida Belém
Matos, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais didáticos
Aquisição de língua segunda
aprendentes chineses
Português
textbooks
Second language learning
Chinese learner
Portuguese language
topic Manuais didáticos
Aquisição de língua segunda
aprendentes chineses
Português
textbooks
Second language learning
Chinese learner
Portuguese language
description De acordo com as novas teorias pedagógicas, para garantir o sucesso da aprendizagem é importante respeitar a identidade cultural dos aprendentes. Quem prepara um manual didático procura enquadrar as novas abordagens de ensino e aquisição de língua estrangeira/segunda,respeitando a identidade cultural dos alunos. Neste artigo apresentam-se resultados de um questionário apresentado a jovens chineses aprendentes de Português língua estrangeira, que estão habituados a um método tradicional de ensino com foco na gramática e tradução. Procurámos saber qual a avaliação que fazem dos manuais adotados para o ensino de português língua estrangeira. Regra geral, pode dizer-se que apesar de gostarem do método tradicional de ensino, estão bastante recetivos a novos modelos pedagógicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.535
https://doi.org/10.21814/diacritica.535
url https://doi.org/10.21814/diacritica.535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4999/5623
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Ana Margarida Belém Nunes, Maria Isabel Matos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 34 N.º 3 (2020): Estudos Luso-Asiáticos; 11-25
Diacrítica; Vol. 34 No. 3 (2020): Asian-Portuguese Studies; 11-25
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.34.3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132072736980992