Desafios na Comunicação das Artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/89538 https://doi.org/10.21747/16463153 |
Resumo: | A lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original. |
id |
RCAP_f1ad5893b79968f2d789854119864c12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/89538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios na Comunicação das ArtesChallenges on Arts’ Communicationcomunicação, cultura, marcas, redes sociaisA lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original.CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória2015-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/89538http://hdl.handle.net/10316/89538https://doi.org/10.21747/16463153por1646 - 3153https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1855Santos, Tiago José Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:39:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:48.397608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na Comunicação das Artes Challenges on Arts’ Communication |
title |
Desafios na Comunicação das Artes |
spellingShingle |
Desafios na Comunicação das Artes Santos, Tiago José Miranda comunicação, cultura, marcas, redes sociais |
title_short |
Desafios na Comunicação das Artes |
title_full |
Desafios na Comunicação das Artes |
title_fullStr |
Desafios na Comunicação das Artes |
title_full_unstemmed |
Desafios na Comunicação das Artes |
title_sort |
Desafios na Comunicação das Artes |
author |
Santos, Tiago José Miranda |
author_facet |
Santos, Tiago José Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tiago José Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação, cultura, marcas, redes sociais |
topic |
comunicação, cultura, marcas, redes sociais |
description |
A lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/89538 http://hdl.handle.net/10316/89538 https://doi.org/10.21747/16463153 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/89538 https://doi.org/10.21747/16463153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646 - 3153 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133992951218176 |