Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Carvalho da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Maria Carolina Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50809
Resumo: Elegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura.
id RCAP_f1b8071d58e9c4b9c1437245b4866c75
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)Academic literary canon and evaluation of reading of Literature: a study of Portuguese tests of year 12 (2013-2016)Língua portuguesaLeitura de literaturaCânoneExame nacionalPortuguese languageLiteratary ReadingCanonExternal evaluationNational examinationHumanidades::Línguas e LiteraturasSocial SciencesElegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura.CIED - Universidade do Minho; FCT - UID/CED/1661/2013info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Santiago de Compostela (USC)Universidade do MinhoSilva, António Carvalho daCosta, Maria Carolina Pereira da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50809porSilva, A. C. & Costa, M. C. P. (2016). Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia, 22, 297-333.1137-23462340-003Xhttp://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/3676/4389info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:28.114834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
Academic literary canon and evaluation of reading of Literature: a study of Portuguese tests of year 12 (2013-2016)
title Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
spellingShingle Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
Silva, António Carvalho da
Língua portuguesa
Leitura de literatura
Cânone
Exame nacional
Portuguese language
Literatary Reading
Canon
External evaluation
National examination
Humanidades::Línguas e Literaturas
Social Sciences
title_short Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
title_full Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
title_fullStr Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
title_full_unstemmed Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
title_sort Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)
author Silva, António Carvalho da
author_facet Silva, António Carvalho da
Costa, Maria Carolina Pereira da
author_role author
author2 Costa, Maria Carolina Pereira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Costa, Maria Carolina Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Leitura de literatura
Cânone
Exame nacional
Portuguese language
Literatary Reading
Canon
External evaluation
National examination
Humanidades::Línguas e Literaturas
Social Sciences
topic Língua portuguesa
Leitura de literatura
Cânone
Exame nacional
Portuguese language
Literatary Reading
Canon
External evaluation
National examination
Humanidades::Línguas e Literaturas
Social Sciences
description Elegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50809
url http://hdl.handle.net/1822/50809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, A. C. & Costa, M. C. P. (2016). Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia, 22, 297-333.
1137-2346
2340-003X
http://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/3676/4389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela (USC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela (USC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132467506970624