Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/92999
Resumo: This report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students.
id RCAP_f1c74ca79b96878bc50dc2c557ac3b00
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/92999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)Consciência culturalLíngua estrangeiraÁlbum ilustradoLiteracia visualCultural consciousnessForeign languagePicturebookVisual literacyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasThis report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students.Este relatório resulta de um exercício de reflexão sobre a prática de ensino supervisionada, levada a cabo ao longo do ano letivo de 2016/17, no agrupamento de escolas Romeu Correia, e com o qual se pretende confirmar a relevância que os álbuns ilustrados, enquanto recurso didático, podem ter no processo de ensino-aprendizagem intercultural, pela sua simplicidade textual e facilidade de interpretação gráfica, mesmo em alunos com dificuldades de comprensão da LE. A revisão da literatura indicia-nos que o uso de álbuns ilustrados aumenta o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, independentemente do nível de ensino. A utilização de álbuns ilustrados, no ensino, está maioritariamente associada aos níveis do pré-escolar e primeiro ciclo, por serem histórias curtas, com um número mínimo de caracteres e detentoras de ilustrações apelativas. Nos ciclos de ensino seguintes, a sua utilização restringe-se, em grande parte, no incentivo para leitores com dificuldades. É nossa pretensão apresentar argumentos que comprovem que este tipo de texto é uma mais-valia na desconstrução de preconceitos e estereótipos, promovendo o desenvolvimento da consciência cultural nos alunos do ensino Básico e Secundário.Matos, AnaMoriano, BeatrizRUNMartins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes2020-02-19T11:39:14Z2019-12-172020-02-192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/92999TID:202348628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:31Zoai:run.unl.pt:10362/92999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:39.570622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
title Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
spellingShingle Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes
Consciência cultural
Língua estrangeira
Álbum ilustrado
Literacia visual
Cultural consciousness
Foreign language
Picturebook
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_full Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_fullStr Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_full_unstemmed Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_sort Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
author Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes
author_facet Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana
Moriano, Beatriz
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência cultural
Língua estrangeira
Álbum ilustrado
Literacia visual
Cultural consciousness
Foreign language
Picturebook
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Consciência cultural
Língua estrangeira
Álbum ilustrado
Literacia visual
Cultural consciousness
Foreign language
Picturebook
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description This report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2019-12-17T00:00:00Z
2020-02-19T11:39:14Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/92999
TID:202348628
url http://hdl.handle.net/10362/92999
identifier_str_mv TID:202348628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137993417555968