Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/92999 |
Resumo: | This report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students. |
id |
RCAP_f1c74ca79b96878bc50dc2c557ac3b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/92999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)Consciência culturalLíngua estrangeiraÁlbum ilustradoLiteracia visualCultural consciousnessForeign languagePicturebookVisual literacyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasThis report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students.Este relatório resulta de um exercício de reflexão sobre a prática de ensino supervisionada, levada a cabo ao longo do ano letivo de 2016/17, no agrupamento de escolas Romeu Correia, e com o qual se pretende confirmar a relevância que os álbuns ilustrados, enquanto recurso didático, podem ter no processo de ensino-aprendizagem intercultural, pela sua simplicidade textual e facilidade de interpretação gráfica, mesmo em alunos com dificuldades de comprensão da LE. A revisão da literatura indicia-nos que o uso de álbuns ilustrados aumenta o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, independentemente do nível de ensino. A utilização de álbuns ilustrados, no ensino, está maioritariamente associada aos níveis do pré-escolar e primeiro ciclo, por serem histórias curtas, com um número mínimo de caracteres e detentoras de ilustrações apelativas. Nos ciclos de ensino seguintes, a sua utilização restringe-se, em grande parte, no incentivo para leitores com dificuldades. É nossa pretensão apresentar argumentos que comprovem que este tipo de texto é uma mais-valia na desconstrução de preconceitos e estereótipos, promovendo o desenvolvimento da consciência cultural nos alunos do ensino Básico e Secundário.Matos, AnaMoriano, BeatrizRUNMartins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes2020-02-19T11:39:14Z2019-12-172020-02-192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/92999TID:202348628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:31Zoai:run.unl.pt:10362/92999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:39.570622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
title |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
spellingShingle |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes Consciência cultural Língua estrangeira Álbum ilustrado Literacia visual Cultural consciousness Foreign language Picturebook Visual literacy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
title_full |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
title_fullStr |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
title_sort |
Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) |
author |
Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes |
author_facet |
Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Moriano, Beatriz RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência cultural Língua estrangeira Álbum ilustrado Literacia visual Cultural consciousness Foreign language Picturebook Visual literacy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Consciência cultural Língua estrangeira Álbum ilustrado Literacia visual Cultural consciousness Foreign language Picturebook Visual literacy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
This report is the result of a reflection exercise on the practice of supervised teaching, carried out throughout the academic year 2016/17, in the Romeu Correia school group. It aims to confirm the relevance picturebooks, as didactic resources, can have in the intercultural teaching learning process, due to its textual simplicity and ease of graphic interpretation, even in students with difficulties of understanding the foreign language. The literature review suggests that the use of picturebooks increases student engagement and potential learning, regardless of the level of education. The use of picturebooks in education is mostly associated with pre-school and first cycle levels, because they are short stories with a minimum number of characters and vivid illustrations. In the following teaching cycles, their use is mostly restricted to the encouragement of hard readers. It is our intention to present arguments that prove this type of text is an asset in the deconstruction and demystification of prejudices and stereotypes, promoting the development of cultural awareness in elementary and high school students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 2019-12-17T00:00:00Z 2020-02-19T11:39:14Z 2020-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/92999 TID:202348628 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/92999 |
identifier_str_mv |
TID:202348628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137993417555968 |