Marcas de luxo, economia circular e implicações na cadeia de valor: uma abordagem ao caso Louis Vuitton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Inês Figueiredo Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40847
Resumo: O desenvolvimento sustentável está, atualmente, no topo das prioridades do nosso planeta dado o rápido crescimento económico e demográfico mundial. Embora o consumo de bens de luxo esteja tradicionalmente associado à ostentação e extravagância, o crescimento da consciência ecológica está a modificar as expectativas dos novos consumidores e a redefinir o mercado de luxo. Para além da consciencialização das marcas relativamente à seleção dos materiais, mão de obra e redesenho da cadeia de abastecimento, a economia circular pode também ser uma grande aposta para as empresas deste sector. Compreensivelmente existe o receio de que o mercado de segunda mão seja uma ameaça à indústria de luxo que prima pela excelência e exclusividade do produto. No entanto, este mercado tem muito a oferecer. Para além de ser, potencialmente, um mecanismo de combate à falsificação, e da sua vertente ecológica que incentiva a reutilização e prima pela vida útil do produto, este novo paradigma tem possibilidade também de recrutar novos compradores para o consumo de bens de luxo. Esta investigação pretende estudar os benefícios da inserção da economia circular no sector das marcas de luxo – através do caso da marca Louis Vuitton, apresentando as suas vantagens e desafios, que não só impulsionam a sustentabilidade mas também apresentam perspetivas no desenvolvimento da indústria e na angariação de clientes sem comprometer os valores e padrões de operação, potenciando a sua cadeia de valor.
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