A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Ana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58904
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
id RCAP_f1dcacab537a8d7c589857861ca9ceeb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidadeThe relationship between human resources management and quality managementGestão de recursos humanosGestão da qualidadeMelhoria contínuaSistema de gestão da qualidadeHuman resources managementQuality managementContinuous improvementQuality management systemCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)A gestão de recursos humanos busca a valorização do capital humano organizacional e a melhoria contínua dos seus resultados. As suas práticas permitem o alcance de serviços de excelência que primam pela qualidade. A gestão da qualidade resulta da procura de resultados excelentes alcançados à primeira. Estes devem estar alinhados com os objetivos institucionais, com a satisfação dos clientes e investidores e com processos de melhoria contínua. A sua relação é pois simbiótica. A gestão de recursos humanos permite a melhoria dos resultados e, consequentemente, da qualidade dos serviços prestados. A gestão da qualidade implica o alinhamento de estratégias que conduzam a uma melhor gestão do capital humano, permitindo a sua valorização e controlo. O presente relatório expressa uma estratégia da reflexão orientada para a análise de diversas tarefas, decorrentes do estágio realizado na empresa Quality Alive, sob orientação da Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Para tal foi realizada observação direta e participante, bem como a revisão de literatura. Esta opção recaiu sobre a possibilidade de se estabelecer uma análise sociológica compreensiva e explicativa sobre os fenómenos vivenciados, quer aquando das tarefas realizadas na instituição acolhedora, quer aquando das mesmas nas instituições clientes.Human resources management seeks to enhance human organizational capital and to continually improve its results. Its practices allow the achievement of excellence services, which excel in quality. Quality management practices, pursuit excellent results at the first time, eliminating processual mistakes. These practices should be aligned with institutional objectives, with the satisfaction of clients and investors and with continuous improvement processes. The relationship is symbiotic. Human resources management allows the improvement of the results and, consequently, the quality of the services provided. Quality management implies the alignment of strategies that lead to a better management of human capital, allowing its valorisation and control. Thus, both receive benefits in equal measure. This report expresses a reflection strategy oriented to the analysis of various tasks, arising from the internship at Quality Alive, under the orientation of Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Direct and participant observation was carried out, as well as literature review. This option was based on the possibility of establishing a comprehensive and explanatory sociological analysis on the phenomena experienced, both during the tasks performed at the welcoming institution and at their clients.Domingues, IvoUniversidade do MinhoDelgado, Ana Raquel Ferreira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58904por202162680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:24.488231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
The relationship between human resources management and quality management
title A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
spellingShingle A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
Delgado, Ana Raquel Ferreira
Gestão de recursos humanos
Gestão da qualidade
Melhoria contínua
Sistema de gestão da qualidade
Human resources management
Quality management
Continuous improvement
Quality management system
Ciências Sociais::Sociologia
title_short A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
title_full A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
title_fullStr A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
title_full_unstemmed A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
title_sort A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
author Delgado, Ana Raquel Ferreira
author_facet Delgado, Ana Raquel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, Ivo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Ana Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de recursos humanos
Gestão da qualidade
Melhoria contínua
Sistema de gestão da qualidade
Human resources management
Quality management
Continuous improvement
Quality management system
Ciências Sociais::Sociologia
topic Gestão de recursos humanos
Gestão da qualidade
Melhoria contínua
Sistema de gestão da qualidade
Human resources management
Quality management
Continuous improvement
Quality management system
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58904
url http://hdl.handle.net/1822/58904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202162680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132865455194112