A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58904 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
id |
RCAP_f1dcacab537a8d7c589857861ca9ceeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidadeThe relationship between human resources management and quality managementGestão de recursos humanosGestão da qualidadeMelhoria contínuaSistema de gestão da qualidadeHuman resources managementQuality managementContinuous improvementQuality management systemCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)A gestão de recursos humanos busca a valorização do capital humano organizacional e a melhoria contínua dos seus resultados. As suas práticas permitem o alcance de serviços de excelência que primam pela qualidade. A gestão da qualidade resulta da procura de resultados excelentes alcançados à primeira. Estes devem estar alinhados com os objetivos institucionais, com a satisfação dos clientes e investidores e com processos de melhoria contínua. A sua relação é pois simbiótica. A gestão de recursos humanos permite a melhoria dos resultados e, consequentemente, da qualidade dos serviços prestados. A gestão da qualidade implica o alinhamento de estratégias que conduzam a uma melhor gestão do capital humano, permitindo a sua valorização e controlo. O presente relatório expressa uma estratégia da reflexão orientada para a análise de diversas tarefas, decorrentes do estágio realizado na empresa Quality Alive, sob orientação da Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Para tal foi realizada observação direta e participante, bem como a revisão de literatura. Esta opção recaiu sobre a possibilidade de se estabelecer uma análise sociológica compreensiva e explicativa sobre os fenómenos vivenciados, quer aquando das tarefas realizadas na instituição acolhedora, quer aquando das mesmas nas instituições clientes.Human resources management seeks to enhance human organizational capital and to continually improve its results. Its practices allow the achievement of excellence services, which excel in quality. Quality management practices, pursuit excellent results at the first time, eliminating processual mistakes. These practices should be aligned with institutional objectives, with the satisfaction of clients and investors and with continuous improvement processes. The relationship is symbiotic. Human resources management allows the improvement of the results and, consequently, the quality of the services provided. Quality management implies the alignment of strategies that lead to a better management of human capital, allowing its valorisation and control. Thus, both receive benefits in equal measure. This report expresses a reflection strategy oriented to the analysis of various tasks, arising from the internship at Quality Alive, under the orientation of Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Direct and participant observation was carried out, as well as literature review. This option was based on the possibility of establishing a comprehensive and explanatory sociological analysis on the phenomena experienced, both during the tasks performed at the welcoming institution and at their clients.Domingues, IvoUniversidade do MinhoDelgado, Ana Raquel Ferreira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58904por202162680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:24.488231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade The relationship between human resources management and quality management |
title |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
spellingShingle |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade Delgado, Ana Raquel Ferreira Gestão de recursos humanos Gestão da qualidade Melhoria contínua Sistema de gestão da qualidade Human resources management Quality management Continuous improvement Quality management system Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
title_full |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
title_fullStr |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
title_full_unstemmed |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
title_sort |
A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
author |
Delgado, Ana Raquel Ferreira |
author_facet |
Delgado, Ana Raquel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingues, Ivo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Ana Raquel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de recursos humanos Gestão da qualidade Melhoria contínua Sistema de gestão da qualidade Human resources management Quality management Continuous improvement Quality management system Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Gestão de recursos humanos Gestão da qualidade Melhoria contínua Sistema de gestão da qualidade Human resources management Quality management Continuous improvement Quality management system Ciências Sociais::Sociologia |
description |
Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/58904 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/58904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202162680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132865455194112 |