Interfaces de transportes públicos: proposta modular arquitetonicamente sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11564 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta um estudo sobre Interfaces de Transportes Públicos, mais concretamente uma investigação que tem como objetivo primordial o desenvolvimento de um projeto arquitetónico sustentável e modular. O estudo apresentado tem como foco inicial, entender as noções de Espaço Público, Equipamento público e a relação entre ambos, assim como a definição do conceito de equipamentos de mobilidade, tais como o Interface de Transportes Públicos. Simultaneamente define e compreende conceitos de inovação tecnológica, numa vertente ligada á mobilidade, e a pré-fabricação como solução construtiva mais sustentável. Entende-se que o espaço da cidade, deve ser visto como um local de reunião e de lazer, deve ser o mais atrativo e possível, nunca esquecendo a necessidade dos serviços que fazem parte destes. Os fluxos e mobilidade presentes neste espaço devem ir de encontro a essa atratividade e sustentabilidade, por isso torna-se necessário compreender de que forma a arquitetura e desenho deste tipo de equipamentos podem contribuir na obtenção desses objetivos. Compreender o funcionamento dos Interfaces de Transportes Públicos, assim como os seus utilizadores, espaços funcionais e modos de transportes que a estes pertencem, torna-se imperativo para o desenvolvimento do estudo primordial da dissertação. Ao mesmo tempo, analisar a realidade atual destes equipamentos assim como a legislação e diretrizes que a estes regem, é compreendido como fundamental de forma a responder s necessidades e orientações, exigidas por estes equipamentos. Esta análise levou a resultados que capacitaram o desenvolvimento de uma proposta que se assume como modernizadora deste tipo de equipamentos, tornando-os como um forte incentivo ao uso de modos de transporte mais sustentáveis em função do transporte privado individual. A proposta modular arquitetonicamente sustentável apresentada, incorpora uma forte componente digital, assim como diversos serviços, capaz de proporcionar uma experiencia de utilização agradável e interativa ao utilizador, tendo assim um papel imperativo na busca por uma melhor vivência da cidade. |
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Entende-se que o espaço da cidade, deve ser visto como um local de reunião e de lazer, deve ser o mais atrativo e possível, nunca esquecendo a necessidade dos serviços que fazem parte destes. Os fluxos e mobilidade presentes neste espaço devem ir de encontro a essa atratividade e sustentabilidade, por isso torna-se necessário compreender de que forma a arquitetura e desenho deste tipo de equipamentos podem contribuir na obtenção desses objetivos. Compreender o funcionamento dos Interfaces de Transportes Públicos, assim como os seus utilizadores, espaços funcionais e modos de transportes que a estes pertencem, torna-se imperativo para o desenvolvimento do estudo primordial da dissertação. Ao mesmo tempo, analisar a realidade atual destes equipamentos assim como a legislação e diretrizes que a estes regem, é compreendido como fundamental de forma a responder s necessidades e orientações, exigidas por estes equipamentos. Esta análise levou a resultados que capacitaram o desenvolvimento de uma proposta que se assume como modernizadora deste tipo de equipamentos, tornando-os como um forte incentivo ao uso de modos de transporte mais sustentáveis em função do transporte privado individual. A proposta modular arquitetonicamente sustentável apresentada, incorpora uma forte componente digital, assim como diversos serviços, capaz de proporcionar uma experiencia de utilização agradável e interativa ao utilizador, tendo assim um papel imperativo na busca por uma melhor vivência da cidade.This dissertation presents a study about Public Transport Interchanges, more specifically an investigation that has as its primary objective the development of a sustainable and modular architectural project. The study presented has as initial focus, to understand the notions of Public Space, Public Equipment and the relationship between them, as well as the definition of the concept of mobility equipment, such as the Public Transport Interchange. Simultaneously, it defines and understands concepts of technological innovation, in a mobility-related aspect, and prefabrication as a more sustainable construction solution. It is understood that the city space, should be seen as a place for meeting and leisure, should be as attractive as possible, never forgetting the need for services that are part of it. The flows and mobility present in this space must meet this attractiveness and sustainability, so it becomes necessary to understand how the architecture and design of this type of equipment can contribute to achieving these goals. Understanding the functioning of Public Transport Interchanges, as well as their users, functional spaces and modes of transport that belong to them, becomes imperative for the development of the primary study of the dissertation. At the same time, analyzing the current reality of these equipments as well as the legislation and guidelines that govern them, is understood as fundamental in order to respond to the needs and orientations required by these equipments. This analysis led to results that enabled the development of a proposal that is assumed as modernizing this type of equipment, making them a strong incentive to the use of more sustainable modes of transportation as opposed to individual private transportation. The presented architecturally sustainable modular proposal incorporates a strong digital component, as well as several services, capable of providing a pleasant and interactive user experience, thus having an imperative role in the search for a better experience of the city.Oliveira, AvelinoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMourisco, Tiago André Soares2023-02-16T12:46:59Z2023-02-072023-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-21T02:00:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:00.522647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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