Aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação: estudo de caso numa escola de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saragoça, José Manuel Leal
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15461
Resumo: Este trabalho desenvolve-se no âmbito das relações entre as Novas Tecnologias da Informação e da comunicação e a Educação na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Depois de problematizar a dialéctica entre tecnologia e sociedade, explicita-se o papel da escola como resposta, através da educação/formação de cidadãos e profissionais, aos novos contextos cultural, tecnológico e educativo. A investigação decorreu na Escola Profissional da Região Alentejo, no âmbito de uma estratégia simultaneamente qualitativa e quantitativa. Este «estudo de caso» adopta uma perspectiva descritiva mas também analítica da realidade das NTIC nesta escola, e foi orientado tendo por base três hipóteses, a saber: 1) a frequência e o tipo de uso das NTIC por parte dos professores e dos alunos traduzem uma extensão generalizada de utilização das NTIC por parte destes actores que promove a "ciberalfabetização" dos alunos, preparando-os, dessa forma, para a sociedade da informação; 2) a dimensão e a natureza das actividades desenvolvidas na área da educação com/para as TIC e os saberes dos professores são insuficientes para a plena integração das TIC no ensino-aprendizagem requerido pela escola da sociedade da informação; e, finalmente, 3) a utilização das TIC na sala de aula é percepcionada pelos actores como potenciadora de ambientes educacionais caracterizados por relações (mais) favoráveis ao processo ensino-aprendizagem. Os dados foram recolhidos através de questionários administrados aos alunos e aos professores, em Janeiro de 2003, cumprindo com os requisitos metodológicos de validação deste tipo de instrumento de investigação. Utilizaram-se, ainda, as técnicas de entrevista e a observação-participação, a fim de se proceder à triangulação dos dados recolhidos. Após o tratamento dos dados dos questionários recorremos à análise univariada e multivariada, incluindo aqui a análise factorial de componentes principais. As conclusões do estudo validam as hipóteses inicialmente apresentadas. Nas considerações finais são equacionadas algumas medidas com vista à concretização da plena integração das NTIC na Escola, ou seja, a sua integração ao nível da própria organização, do currículo e do processo ensino-aprendizagem. /*** Abstract -This research is developed in the scope of the relations between New Information and Communication Technologies and Education in the Information Society. After analyzing the dialectic between technology and society, the role of the school as an answer is explained through education/training of citizens and professionals, in the new cultural, technological and educational contexts. The investigation occurred in the Vocational and Training School of the Alentejo Region (EPRAL), in the scope of a strategy that was simultaneously qualitative and quantitative. This "case study" not only adopts a descriptive perspective but also an analytical one of the NICTs reality in this school, and was guided by and based on three hypothesis as follows; 1) the frequency and the type of NICTs use on the part of the teachers and students show a generalized extension of this use on the part of these intervening parties which promote student cyber-literacy, preparing them in this manner for the information society; 2) the dimension and nature of the activities developed in the area of education with/for ICTs and teachers knowledge are insufficient for a full integration of the ICTs in teaching and learning actions required by the school of the information society; and, finally, 3) the use of the ICTs in the classroom is understood by the intervening parties as a catalyst for educational environments characterized by (more) favorable relations to teaching and learning actions. The data was collected through questionnaires administered to the students and to the teachers in January of 2003, as per methodological validation requisites of this type of instrument of investigation. The techniques of interviewing and observation/participation were also used with the aim of proceeding with triangulation of the data collected. After the data treatment from the questionnaires we resorted to a single and multi-variable analysis, here including a main components of factorial analysis. The conclusions of the study validate the hypothesis presented. In the final considerations, some measures which tend to the concretization of NICTs full integration in the school are considered, in other words, of their integration at the levels of organization, curriculum and teaching and learning process.
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Este «estudo de caso» adopta uma perspectiva descritiva mas também analítica da realidade das NTIC nesta escola, e foi orientado tendo por base três hipóteses, a saber: 1) a frequência e o tipo de uso das NTIC por parte dos professores e dos alunos traduzem uma extensão generalizada de utilização das NTIC por parte destes actores que promove a "ciberalfabetização" dos alunos, preparando-os, dessa forma, para a sociedade da informação; 2) a dimensão e a natureza das actividades desenvolvidas na área da educação com/para as TIC e os saberes dos professores são insuficientes para a plena integração das TIC no ensino-aprendizagem requerido pela escola da sociedade da informação; e, finalmente, 3) a utilização das TIC na sala de aula é percepcionada pelos actores como potenciadora de ambientes educacionais caracterizados por relações (mais) favoráveis ao processo ensino-aprendizagem. Os dados foram recolhidos através de questionários administrados aos alunos e aos professores, em Janeiro de 2003, cumprindo com os requisitos metodológicos de validação deste tipo de instrumento de investigação. Utilizaram-se, ainda, as técnicas de entrevista e a observação-participação, a fim de se proceder à triangulação dos dados recolhidos. Após o tratamento dos dados dos questionários recorremos à análise univariada e multivariada, incluindo aqui a análise factorial de componentes principais. As conclusões do estudo validam as hipóteses inicialmente apresentadas. Nas considerações finais são equacionadas algumas medidas com vista à concretização da plena integração das NTIC na Escola, ou seja, a sua integração ao nível da própria organização, do currículo e do processo ensino-aprendizagem. /*** Abstract -This research is developed in the scope of the relations between New Information and Communication Technologies and Education in the Information Society. After analyzing the dialectic between technology and society, the role of the school as an answer is explained through education/training of citizens and professionals, in the new cultural, technological and educational contexts. The investigation occurred in the Vocational and Training School of the Alentejo Region (EPRAL), in the scope of a strategy that was simultaneously qualitative and quantitative. This "case study" not only adopts a descriptive perspective but also an analytical one of the NICTs reality in this school, and was guided by and based on three hypothesis as follows; 1) the frequency and the type of NICTs use on the part of the teachers and students show a generalized extension of this use on the part of these intervening parties which promote student cyber-literacy, preparing them in this manner for the information society; 2) the dimension and nature of the activities developed in the area of education with/for ICTs and teachers knowledge are insufficient for a full integration of the ICTs in teaching and learning actions required by the school of the information society; and, finally, 3) the use of the ICTs in the classroom is understood by the intervening parties as a catalyst for educational environments characterized by (more) favorable relations to teaching and learning actions. The data was collected through questionnaires administered to the students and to the teachers in January of 2003, as per methodological validation requisites of this type of instrument of investigation. The techniques of interviewing and observation/participation were also used with the aim of proceeding with triangulation of the data collected. After the data treatment from the questionnaires we resorted to a single and multi-variable analysis, here including a main components of factorial analysis. The conclusions of the study validate the hypothesis presented. In the final considerations, some measures which tend to the concretization of NICTs full integration in the school are considered, in other words, of their integration at the levels of organization, curriculum and teaching and learning process.Universidade de Évora2015-09-01T11:53:27Z2015-09-012003-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15461http://hdl.handle.net/10174/15461pordep C.S.jsaragoca@uevora.pt687Saragoça, José Manuel Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:43.493346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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