Formação contínua de professores em contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1593 |
Resumo: | A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola. |
id |
RCAP_f21f33b39ee9ccf2ccb93a1e52bde7c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação contínua de professores em contextoDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCAÇÃO FÍSICAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOFORMAÇÃO CONTÍNUAPROFESSIONAL DEVELOPMENTTEACHERS EDUCATIONPHYSICAL EDUCATIONSPORTCONTINUING EDUCATIONA importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.The importance given to the continuing professional development for teachers is largely justified by the characteristics of modern society that sets new requirements to the “knowing”, “knowing to do” and “knowing how to do” of education professionals. Teachers’ continuing professional development ought to acquire a sense of training that values not only the acquisition of knowledge, but also the development of skills and, thus, of training practices that may fit teachers’ professional contexts. The continuing professional development should be adjusted to the reality of each school and to its teachers group, making it possible to transform the daily work of teachers into development activities and assuring that those practices are meaningful and relevant to the educators. In-service continuing professional development brings together a set of features that enhances the commitment to and the promotion of teachers’ professional development and the improvement of schools organisation.2012-01-24T20:07:43Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1593porGonçalves, Lina Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:49.386335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua de professores em contexto |
title |
Formação contínua de professores em contexto |
spellingShingle |
Formação contínua de professores em contexto Gonçalves, Lina Maria Alves DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO FORMAÇÃO CONTÍNUA PROFESSIONAL DEVELOPMENT TEACHERS EDUCATION PHYSICAL EDUCATION SPORT CONTINUING EDUCATION |
title_short |
Formação contínua de professores em contexto |
title_full |
Formação contínua de professores em contexto |
title_fullStr |
Formação contínua de professores em contexto |
title_full_unstemmed |
Formação contínua de professores em contexto |
title_sort |
Formação contínua de professores em contexto |
author |
Gonçalves, Lina Maria Alves |
author_facet |
Gonçalves, Lina Maria Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lina Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO FORMAÇÃO CONTÍNUA PROFESSIONAL DEVELOPMENT TEACHERS EDUCATION PHYSICAL EDUCATION SPORT CONTINUING EDUCATION |
topic |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO FÍSICA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO FORMAÇÃO CONTÍNUA PROFESSIONAL DEVELOPMENT TEACHERS EDUCATION PHYSICAL EDUCATION SPORT CONTINUING EDUCATION |
description |
A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-01-24T20:07:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1593 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131235026468864 |