Formação contínua de professores em contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lina Maria Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1593
Resumo: A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.
id RCAP_f21f33b39ee9ccf2ccb93a1e52bde7c1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua de professores em contextoDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCAÇÃO FÍSICAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOFORMAÇÃO CONTÍNUAPROFESSIONAL DEVELOPMENTTEACHERS EDUCATIONPHYSICAL EDUCATIONSPORTCONTINUING EDUCATIONA importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.The importance given to the continuing professional development for teachers is largely justified by the characteristics of modern society that sets new requirements to the “knowing”, “knowing to do” and “knowing how to do” of education professionals. Teachers’ continuing professional development ought to acquire a sense of training that values not only the acquisition of knowledge, but also the development of skills and, thus, of training practices that may fit teachers’ professional contexts. The continuing professional development should be adjusted to the reality of each school and to its teachers group, making it possible to transform the daily work of teachers into development activities and assuring that those practices are meaningful and relevant to the educators. In-service continuing professional development brings together a set of features that enhances the commitment to and the promotion of teachers’ professional development and the improvement of schools organisation.2012-01-24T20:07:43Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1593porGonçalves, Lina Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:49.386335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua de professores em contexto
title Formação contínua de professores em contexto
spellingShingle Formação contínua de professores em contexto
Gonçalves, Lina Maria Alves
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
CONTINUING EDUCATION
title_short Formação contínua de professores em contexto
title_full Formação contínua de professores em contexto
title_fullStr Formação contínua de professores em contexto
title_full_unstemmed Formação contínua de professores em contexto
title_sort Formação contínua de professores em contexto
author Gonçalves, Lina Maria Alves
author_facet Gonçalves, Lina Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Lina Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
CONTINUING EDUCATION
topic DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
CONTINUING EDUCATION
description A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-24T20:07:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1593
url http://hdl.handle.net/10437/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131235026468864