O vídeo como estratégia de estudo para alunos de iniciação ao piano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10169 |
Resumo: | Aprender a tocar piano é um processo bastante complexo do ponto de vista neurológico e que envolve o professor, o aluno e o respetivo instrumento, bem como as interações envolvidas entre eles. Essas interações são bastante diversificadas mas estão confinadas ao tempo de duração da aula de piano, sendo o estudo de casa de extrema importância para a evolução do aluno. Assim é fundamental promover estratégias de estudo em casa, recorrendo a novos métodos como é o caso das ferramentas audiovisuais. O presente trabalho incide sobre o impacto do uso do modelo no estudo dos alunos em casa, e sua influência na evolução da aprendizagem. Trata-se de um estudo comparativo do desempenho dos alunos quando estudam peças com auxílio de um modelo gravado em vídeo e sem auxílio deste modelo. A avaliação, baseada em diversos critérios considerados importantes na apreciação técnica dos alunos numa fase inicial de aprendizagem, foi verificada também através de uma avaliação externa. Os resultados indicam que o uso do modelo gravado em vídeo poderá servir como estratégia de estudo para alunos do primeiro grau de piano, e, por isso, contribuir para a promoção da aprendizagem e o alcance dos objetivos programáticos. |
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O vídeo como estratégia de estudo para alunos de iniciação ao pianoEducação musicalEstratégias da aprendizagemTécnicas instrumentaisPianoVídeoAprender a tocar piano é um processo bastante complexo do ponto de vista neurológico e que envolve o professor, o aluno e o respetivo instrumento, bem como as interações envolvidas entre eles. Essas interações são bastante diversificadas mas estão confinadas ao tempo de duração da aula de piano, sendo o estudo de casa de extrema importância para a evolução do aluno. Assim é fundamental promover estratégias de estudo em casa, recorrendo a novos métodos como é o caso das ferramentas audiovisuais. O presente trabalho incide sobre o impacto do uso do modelo no estudo dos alunos em casa, e sua influência na evolução da aprendizagem. Trata-se de um estudo comparativo do desempenho dos alunos quando estudam peças com auxílio de um modelo gravado em vídeo e sem auxílio deste modelo. A avaliação, baseada em diversos critérios considerados importantes na apreciação técnica dos alunos numa fase inicial de aprendizagem, foi verificada também através de uma avaliação externa. Os resultados indicam que o uso do modelo gravado em vídeo poderá servir como estratégia de estudo para alunos do primeiro grau de piano, e, por isso, contribuir para a promoção da aprendizagem e o alcance dos objetivos programáticos.Learning to play the piano is a complex neurological process which involves the teacher, the student and the instrument, as well as all interactions between them. These interactions are quite diversified but are confined to the duration of the lesson; individual practice at home, therefore, is extremely important for the development of the student. Thus, it is fundamental to promote study techniques at home, and to involve varied teaching methods, such as audiovisual tools. This thesis focuses on the impact of the use of filmed excerpts in the individual study at home, and their impact on the evolution of the learning process. It is a comparative study of the performance of students while studying and practicing the musical pieces with the assistance of a filmed model, and without it. The evaluation, based on several criteria, also involved an initial stage of technical appreciation, confirmed through external evaluation. The results indicate that the use of filmed models may be an effective tool when used as a study strategy by basic-level students and, therefore, contribute to the promotion of instrumental learning.Universidade de Aveiro2013-04-09T17:12:31Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10169porViegas, Rui Jorge Abranches Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:40Zoai:ria.ua.pt:10773/10169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:48.617669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Aprender a tocar piano é um processo bastante complexo do ponto de vista neurológico e que envolve o professor, o aluno e o respetivo instrumento, bem como as interações envolvidas entre eles. Essas interações são bastante diversificadas mas estão confinadas ao tempo de duração da aula de piano, sendo o estudo de casa de extrema importância para a evolução do aluno. Assim é fundamental promover estratégias de estudo em casa, recorrendo a novos métodos como é o caso das ferramentas audiovisuais. O presente trabalho incide sobre o impacto do uso do modelo no estudo dos alunos em casa, e sua influência na evolução da aprendizagem. Trata-se de um estudo comparativo do desempenho dos alunos quando estudam peças com auxílio de um modelo gravado em vídeo e sem auxílio deste modelo. A avaliação, baseada em diversos critérios considerados importantes na apreciação técnica dos alunos numa fase inicial de aprendizagem, foi verificada também através de uma avaliação externa. Os resultados indicam que o uso do modelo gravado em vídeo poderá servir como estratégia de estudo para alunos do primeiro grau de piano, e, por isso, contribuir para a promoção da aprendizagem e o alcance dos objetivos programáticos. |
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