Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/374 |
Resumo: | Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira. |
id |
RCAP_f22f5534afe49aa8d0149edb76430d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/374 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de casoFormação inicialPrática pedagógicaSupervisão pedagógicaEducador cooperanteEstilos de supervisão.Centro de Ciências SociaisEste estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira.Universidade da MadeiraGóis, Liliana Maria G. Rodrigues deDigitUMaPina, Maria Alexandra da Costa2013-04-23T09:51:44Z20112013-04-23T00:00:00Z2013-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:05.646102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
title |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
spellingShingle |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso Pina, Maria Alexandra da Costa Formação inicial Prática pedagógica Supervisão pedagógica Educador cooperante Estilos de supervisão . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
title_full |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
title_fullStr |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
title_sort |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso |
author |
Pina, Maria Alexandra da Costa |
author_facet |
Pina, Maria Alexandra da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góis, Liliana Maria G. Rodrigues de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Maria Alexandra da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Prática pedagógica Supervisão pedagógica Educador cooperante Estilos de supervisão . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Formação inicial Prática pedagógica Supervisão pedagógica Educador cooperante Estilos de supervisão . Centro de Ciências Sociais |
description |
Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-04-23T09:51:44Z 2013-04-23T00:00:00Z 2013-04-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/374 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129900840386560 |