Motivação para a prática e não prática no desporto escolar no Agrupamento de Escolas Pêro Da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Paula de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9583
Resumo: Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar as motivações que levam os jovens à prática e não prática do desporto escolar. Metodologia: A amostra foi constituída por alunos de ambos os sexos, da Escola Básica Pêro da Covilhã, um total de 397 inquiridos, sendo 93 praticantes e 304 não praticantes de Desporto Escolar. Foram aplicados como instrumentos o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas - QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983); e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva – IMAAD, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos-Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Resultados: De um modo geral, os motivos considerados como mais importantes para a prática do Desporto Escolar foram a evolução das suas capacidades físicas e desportivas, desenvolvendo as técnicas específicas e aperfeiçoando os seus índices físicos. Pelo contrário, os motivos alusivos à obtenção de uma posição elevada perante os outros foram os menos importantes. Os motivos considerados como mais importantes para a não prática do Desporto Escolar foram a falta de tempo, as modalidades existentes na escola não serem as preferidas, estarem ocupados com outras atividades e ainda a falta de apoio por parte dos pais. Conclusões: As análises comparativas demonstram que as variáveis independentes influenciam, positiva e negativamente, os jovens na prática e não prática desportiva no Desporto Escolar.
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