A importância da aprendizagem de escalas no estudo da flauta transversal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45199 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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A importância da aprendizagem de escalas no estudo da flauta transversalThe importance of scales learning in flute studyAprendizagemFlauta transversalEstudo de escalasEstudo técnico diárioLearningFluteScales practiceDiary practicing studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, realizado na Academia de Música de São João da Madeira. Este teve como objetivo principal entender se o estudo de escalas é importante na aprendizagem de um instrumento, mais precisamente, na flauta transversal, inserido num estudo diário e de rotina. O tema surgiu com a ideia de encontrar formas de o professor conseguir que os seus alunos estudassem escalas e que não o fizessem por obrigação, pois, na maioria dos casos, embora estes percebam que é importante, não o querem fazer porque o acham uma tarefa aborrecida. A verdade é que a aprendizagem de escalas incorpora os programas de flauta transversal desde a iniciação e, como o tempo de aula semanal é curto, torna-se difícil para o professor dedicar muito do tempo da aula a esta matéria, o que normalmente não contribui positivamente para a motivação intrínseca do aluno. Após a fase de observação do contexto e da avaliação das competências técnicas dos alunos, tendo como base o programa das disciplinas, procedeu-se à realização de um inquérito aos alunos e de uma entrevista à professora cooperante. Desta forma, foi definido um conjunto de estratégias de intervenção que foram implementadas e, consequentemente, avaliadas, tentando sempre encontrar objetos de motivação. Os alunos apreenderam novos conceitos, novos métodos, novos exercícios e, até mesmo, ficaram a conhecer novos autores de renome, muitos deles flautistas, responsáveis pela criação de muitos métodos baseados no estudo de escalas e arpejos. Acima de tudo, perceberam que podem encontrar através deste estudo, um apoio fundamental para ultrapassarem, muitas vezes, dificuldades técnicas, sejam elas de velocidade e precisão de dedos, de respiração, de articulação, de som ou de afinação.This project is part of the internship of the Masters' Degree in Musical Education and aims to document the work done in a supervised educational intervention project, held at the Academia de Música de São João da Madeira. The principal aim was to understand the importance of the practice of scales with regard to learning an instrument, more precisely, the flute, when inserted in daily study and routine. The topic came up with the idea of finding ways of teacher get his students to study scales not for obligation, because in most cases, although they realize that it is important, they do not want to do it because they find it a boring task. The truth is that scaling learning is an important part of flute programs since initiation, and since weekly class time is short, it becomes difficult for the teacher to devote much of the class time to this subject, which usually does not contribute positively to the student's intrinsic motivation. After the context observation and the evaluation of the technical skills of the students, based on the program of the discipline, an investigation was carried out to the students and was made an interview to the cooperating teacher. In this way, a set of intervention strategies was defined and implemented and, consequently, evaluated, always trying to find objects of motivation. Students learned new concepts, new methods, new exercises and even learned some new reputable authors, many of them flutists and responsible for the composition of new methods, all of them based on scales and arpeggios study. Above all, they understand that can found, through this practice, a fundamental support to exceed their technical difficulties, be them about velocity and accuracy of fingers, about breathing, articulation, sound or tuning.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSoares, Andreia Filipa Fernandes2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45199por201615061info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:36:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:36:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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