“Cuidar para apessoar”: proposta de um programa de prevenção do burnout e de promoção do engagement para ajudantes de ação direta que trabalham em respostas sociais para a população idosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10941 |
Resumo: | A síndrome de burnout é um problema de saúde ocupacional com grande impacto na saúde dos profissionais, nomeadamente dos cuidadores formais de pessoas idosas (Ajudantes de Ação Direta ou AAD). Neste sentido, e dada a escassez de programas específicos para estes profissionais, pretendeu-se construir um programa piloto de prevenção do burnout e promoção do engagement para os AAD, denominado “Cuidar para Apessoar”, utilizando o Modelo das Exigências e dos Recursos do Trabalho (JD-R). O desenho deste programa de intervenção grupal foi baseado na revisão de literatura e numa avaliação de necessidades que decorreu em três instituições diferentes do distrito de Setúbal que integram diversas respostas sociais. Para a avaliação de necessidades recorreu-se a três técnicas distintas para a recolha de dados: o Focus Group (com as AAD), entrevistas semiestruturadas (com responsáveis pelas AAD nas instituições) e questionários de caracterização das AAD (Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey; Utrecht Work Engagement Scale). Participaram neste estudo 21 AADs e 6 responsáveis institucionais. Da análise de conteúdo resultaram 438 unidades de análise, organizadas em quatro categorias: aspetos negativos das tarefas (22 subcategorias - sc); aspetos positivos das tarefas (6 sc); estratégias utilizadas no quotidiano para gerir o stresse (11 sc); sugestões para um programa de intervenção (7 sc). Os resultados por instituição são consistentes com os níveis de burnout e engagement identificados por questionário. Um dos resultados encontrados mais importantes neste estudo foi a presença de níveis elevados de engagement das AAD e baixos/moderados de burnout. O programa foi desenhado utilizando o Modelo Lógico, e consiste em 12 sessões de quinzenais de noventa minutos cada. O programa inclui uma estratégia de avaliação, onde se esperam efeitos da aplicação do programa ao nível da saúde e bem-estar das AADs, nomeadamente ao nível do burnout e engagement. |
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Para a avaliação de necessidades recorreu-se a três técnicas distintas para a recolha de dados: o Focus Group (com as AAD), entrevistas semiestruturadas (com responsáveis pelas AAD nas instituições) e questionários de caracterização das AAD (Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey; Utrecht Work Engagement Scale). Participaram neste estudo 21 AADs e 6 responsáveis institucionais. Da análise de conteúdo resultaram 438 unidades de análise, organizadas em quatro categorias: aspetos negativos das tarefas (22 subcategorias - sc); aspetos positivos das tarefas (6 sc); estratégias utilizadas no quotidiano para gerir o stresse (11 sc); sugestões para um programa de intervenção (7 sc). Os resultados por instituição são consistentes com os níveis de burnout e engagement identificados por questionário. Um dos resultados encontrados mais importantes neste estudo foi a presença de níveis elevados de engagement das AAD e baixos/moderados de burnout. O programa foi desenhado utilizando o Modelo Lógico, e consiste em 12 sessões de quinzenais de noventa minutos cada. O programa inclui uma estratégia de avaliação, onde se esperam efeitos da aplicação do programa ao nível da saúde e bem-estar das AADs, nomeadamente ao nível do burnout e engagement.Burnout is an occupational health hazard with a major impact on health professionals, namely the formal caregivers of elderly people, who in Portugal are named “Ajudantes de Ação Direta” (AAD). AAD are vulnerable to the development of burnout due to the physical and emotional demands of this profession. In this sense, and because of the lack of specific programs for these professionals, this project aims to contribute with a proposal to develop a pilot program to prevent burnout for the AAD, called “Cuidar para Apessoar” using the Job Demands-Resources Model (JD-R). The design of this group intervention program was based on the literature review and a needs assessment, which took place in three different institutions of Setúbal district comprising diverse social responses. To the needs assessment. three different techniques for data collection where applied: the Focus Group (with AAD), semi-structured interviews (with coordinators of AAD) and questionnaires of characterization of AAD (Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey; Utrecht Work Engagement Scale). This study included 21 AAD and 6 institutional coordinators. Content analysis generated 438 units of analysis, organized into four categories: negative aspects of the tasks (22 subcategories - sc); positive aspects of the tasks (6 sc); strategies used in everyday life to manage stress (11 sc); suggestions for an intervention program (7 sc). The results in each institution are consistent with the levels of burnout and engagement identified by the questionnaire. One of the most important findings of this study was the presence of high levels of engagement of the AAD and low/moderate burnout. The program was designed using the Logical Model, and it includes 12 ninety minutes sessions, to be delivered every two weeks. The program also includes an assessment strategy, where a positive impact of the program on the health and well-being of the AAD is expected, namely in the burnout and engagement levels.2016-02-25T16:02:37Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10941TID:201063620porCardoso, Andreia Sofia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:38.873763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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