Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8105 |
Resumo: | O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais. |
id |
RCAP_f28515614feb51f16eb1680e55d62513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progressoCompetências digitais docentesMapeamentoTecnologias digitaisDigital teaching competencesSystematic mappingDigital technologiesO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da investigação internacional sobre competências digitais dos professores. Para tal foi realizada um mapeamento sistemático dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES entre janeiro e março de 2018. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica, para se referir às competências digitais.This article aims to analyze the current situation of international scientific production on digital teacher competences. For that, a systematic mapping of the articles retrieved in the Portal of Periodical of CAPES was carried out between January and March 2018. It is important to mention that we chose to search the CAPES Journal Portal because it allowed the access, at the time of data collection for this study, to full texts of articles from more than 38,000 international periodicals and 126 databases (such as Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science and Web of Knowledge) with document summaries in all areas of knowledge. We chose the exhaustion rule of Bardin (2011), and we do not define a priori temporal cut-off for data collection. After data collection, 175 articles were retrieved, of which 37 were considered valid to compose the corpus of this study. The conclusions reveal that researchers' greatest interest is in digital teacher competencies in a broader way and that little is studied about pedagogical transposition, for example. The findings also corroborate previous studies regarding the multiple interpretations of the understanding of what is digital competence. There is also evidence in the analyzed literature of the use of more than one terminology, including in the same text, indistinctly and synonymously, to refer to digital skills.UID/Multi/04372/2016Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoRoda, FernandaMorgado, Lina2019-04-15T15:33:43Z2019-032019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8105porRoda, Fernanda; Morgado, Lina - Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 46-612182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp46-61info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:14.779152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
title |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
spellingShingle |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso Roda, Fernanda Competências digitais docentes Mapeamento Tecnologias digitais Digital teaching competences Systematic mapping Digital technologies |
title_short |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
title_full |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
title_fullStr |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
title_full_unstemmed |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
title_sort |
Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso |
author |
Roda, Fernanda |
author_facet |
Roda, Fernanda Morgado, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roda, Fernanda Morgado, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências digitais docentes Mapeamento Tecnologias digitais Digital teaching competences Systematic mapping Digital technologies |
topic |
Competências digitais docentes Mapeamento Tecnologias digitais Digital teaching competences Systematic mapping Digital technologies |
description |
O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15T15:33:43Z 2019-03 2019-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8105 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Roda, Fernanda; Morgado, Lina - Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 46-61 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp46-61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135061646245888 |