Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roda, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morgado, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8105
Resumo: O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.
id RCAP_f28515614feb51f16eb1680e55d62513
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progressoCompetências digitais docentesMapeamentoTecnologias digitaisDigital teaching competencesSystematic mappingDigital technologiesO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da investigação internacional sobre competências digitais dos professores. Para tal foi realizada um mapeamento sistemático dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES entre janeiro e março de 2018. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica, para se referir às competências digitais.This article aims to analyze the current situation of international scientific production on digital teacher competences. For that, a systematic mapping of the articles retrieved in the Portal of Periodical of CAPES was carried out between January and March 2018. It is important to mention that we chose to search the CAPES Journal Portal because it allowed the access, at the time of data collection for this study, to full texts of articles from more than 38,000 international periodicals and 126 databases (such as Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science and Web of Knowledge) with document summaries in all areas of knowledge. We chose the exhaustion rule of Bardin (2011), and we do not define a priori temporal cut-off for data collection. After data collection, 175 articles were retrieved, of which 37 were considered valid to compose the corpus of this study. The conclusions reveal that researchers' greatest interest is in digital teacher competencies in a broader way and that little is studied about pedagogical transposition, for example. The findings also corroborate previous studies regarding the multiple interpretations of the understanding of what is digital competence. There is also evidence in the analyzed literature of the use of more than one terminology, including in the same text, indistinctly and synonymously, to refer to digital skills.UID/Multi/04372/2016Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoRoda, FernandaMorgado, Lina2019-04-15T15:33:43Z2019-032019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8105porRoda, Fernanda; Morgado, Lina - Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 46-612182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp46-61info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:14.779152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
title Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
spellingShingle Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
Roda, Fernanda
Competências digitais docentes
Mapeamento
Tecnologias digitais
Digital teaching competences
Systematic mapping
Digital technologies
title_short Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
title_full Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
title_fullStr Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
title_full_unstemmed Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
title_sort Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso
author Roda, Fernanda
author_facet Roda, Fernanda
Morgado, Lina
author_role author
author2 Morgado, Lina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Roda, Fernanda
Morgado, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais docentes
Mapeamento
Tecnologias digitais
Digital teaching competences
Systematic mapping
Digital technologies
topic Competências digitais docentes
Mapeamento
Tecnologias digitais
Digital teaching competences
Systematic mapping
Digital technologies
description O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15T15:33:43Z
2019-03
2019-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8105
url http://hdl.handle.net/10400.2/8105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roda, Fernanda; Morgado, Lina - Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 46-61
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp46-61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135061646245888