Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2030 |
Resumo: | O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolu- ção no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores,ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar. |
id |
RCAP_f28800e22a41e34f5318e2b789f36b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolarPolíticas públicasEquidadeResultados escolaresSucesso escolarO artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolu- ção no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores,ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.Sociologia, Problemas e PráticasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLemos, Valter2013-09-05T15:46:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2030porSociologia, Problemas e Práticas, nº 73, 2013, pp. 151-169doi: 10.7458/SPP2013732812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:24.169655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
title |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
spellingShingle |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar Lemos, Valter Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar |
title_short |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
title_full |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
title_fullStr |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
title_sort |
Políticas públicas de educação : equidade e sucesso escolar |
author |
Lemos, Valter |
author_facet |
Lemos, Valter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar |
topic |
Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar |
description |
O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolu- ção no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores,ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-05T15:46:03Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas, nº 73, 2013, pp. 151-169 doi: 10.7458/SPP2013732812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130793092579328 |