O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelozzi, Marta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15832
Resumo: Projeto de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educação
id RCAP_f298eb7451b4686e24d860648cae4116
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenho como prática artística e educativa em contextos não formaisDesenho colaborativoA/r/tografiaEducação não formalLaboratóriosPrática artística.Collaborative drawingA/r/tographyNon-formal educationLaboratoriesArtistic practiceProjeto de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na EducaçãoO presente estudo prático realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, inclui três laboratórios de desenho desenvolvidos em contextos educativos não formais. Visou promover uma transformação, na perspetiva dos participantes, acerca do desenho/ ato de desenhar, pretendendo: i) proporcionar novas perspetivas sobre a prática do desenho, desconstruindo estereótipos sobre a ideia de “saber desenhar”; ii) facilitar um espaço de criação artística através de práticas de desenho colaborativo em contexto não formal; iii) operacionalizar processos artísticos-educativos promovendo a criatividade e o pensamento crítico. O projeto assenta numa abordagem A/r/tográfica, que se articula no espaço de conexão à minha própria prática artística, por intermédio de uma proposta educativa que pressupõe uma abordagem multifacetada ao desenho, tendo por base processos colaborativos e como referência o método de ensino de Bruno Munari — que potenciou aprendizagens e aproximação ao processo de criação artística, através do fazer. Ao revelar uma dimensão educativa e participativa da prática artística, este estudo permitiu refletir sobre os diálogos e aprendizagens que se podem gerar quando o desenho é realizado em colaboração, e de como o desenho enquanto ação colaborativa, pode tornar-se numa ferramenta de aprendizagem e descoberta sobre nós e os outros.Abstract This practical study, carried out as part of the Master's Degree in Art Education in the Lisbon School of Education, includes three drawing laboratories developed in non-formal educational contexts, aims to promote a transformation in the participants' perspective on drawing and intends to: i) provide new perspectives on the practice of drawing, deconstructing stereotypes about the idea of "knowing how to draw"; ii) facilitate a space for artistic creation through collaborative drawing practices in a non-formal context; iii) operationalize artistic-educational processes promoting creativity and critical thinking. The project is based on an A/r/tographic approach, which is articulated in the space of connection to my own artistic practice, through an educational proposal that presupposes a multifaceted approach to drawing, supported by collaborative processes and as a reference to Bruno Munari’s teaching method - which enhanced learning and approximation to the process of artistic creation, through doing. By revealing an educational and participatory dimension of artistic practice, this study allowed us to reflect on the dialogues and learning that can be generated when drawing is carried out in collaboration, and how drawing, as a collaborative action, can become a tool for learning and discovery about ourselves and others.Sá, KátiaPereira, TeresaRCIPLAngelozzi, Marta2023-03-23T10:30:22Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15832TID:203186230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.158477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
title O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
spellingShingle O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
Angelozzi, Marta
Desenho colaborativo
A/r/tografia
Educação não formal
Laboratórios
Prática artística.
Collaborative drawing
A/r/tography
Non-formal education
Laboratories
Artistic practice
title_short O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
title_full O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
title_fullStr O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
title_full_unstemmed O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
title_sort O desenho como prática artística e educativa em contextos não formais
author Angelozzi, Marta
author_facet Angelozzi, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Kátia
Pereira, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelozzi, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho colaborativo
A/r/tografia
Educação não formal
Laboratórios
Prática artística.
Collaborative drawing
A/r/tography
Non-formal education
Laboratories
Artistic practice
topic Desenho colaborativo
A/r/tografia
Educação não formal
Laboratórios
Prática artística.
Collaborative drawing
A/r/tography
Non-formal education
Laboratories
Artistic practice
description Projeto de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-13T00:00:00Z
2023-03-23T10:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15832
TID:203186230
url http://hdl.handle.net/10400.21/15832
identifier_str_mv TID:203186230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506917367808