Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1130 |
Resumo: | OLIVEIRA, Maria das Dores da Silva Rodrigues Lumini de – Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância. Porto : [ed. autor], 2011. XII, 107 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves. |
id |
RCAP_f29d33b56bc9600d5ed93b4e14b3e825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de casoFormação de professoresExpressão motoraSupervisão pedagógicaOrganização curricularOLIVEIRA, Maria das Dores da Silva Rodrigues Lumini de – Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância. Porto : [ed. autor], 2011. XII, 107 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves.We aim with this research, to know the perceptions of teachers in relation to the physical education, more precisely on the curriculum in the four years of primary school. In the theoretical component, we have prepared a discussion about the importance of physical education over the years, its contribution to the welfare of motor, cognitive and effective, achieving healthy lifestyle habits and recognition of this area in the school curriculum. Due to its specificity, it became necessary to investigate also the initial training of teachers. In an empirical study it was conducted a descriptive research, predominantly qualitative. For data collection we used the technique of survey questionnaire applied to teachers of primary school, as well as interview technique, applied to the master teachers. The choice of two methods assumed the demand for more reliable results. 49 teachers participated in this study. Through the results, we conclude that teachers find very beneficial in the practice of physical education, not everyone teachs it, defending the lack of training, lack of materials and/or lack of physical space. To overcome these difficulties, we advocate an increase in training in this area, which scarce, cooperation of teacher-professional-level school and a restructuring of the physical spaces level. If this were not possible, greater oversight by the management could change pedagogical practices.2012-04-16T12:21:17Z2013-05-20T14:05:26Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1130porOliveira, Anabela do Rosário Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.972251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
title |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
spellingShingle |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso Oliveira, Anabela do Rosário Lopes de Formação de professores Expressão motora Supervisão pedagógica Organização curricular |
title_short |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
title_full |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
title_fullStr |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
title_sort |
Contributos da supervisão pedagógica na organização da expressão e educação físico-motorano 1º ciclo - um estudo de caso |
author |
Oliveira, Anabela do Rosário Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Anabela do Rosário Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anabela do Rosário Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Expressão motora Supervisão pedagógica Organização curricular |
topic |
Formação de professores Expressão motora Supervisão pedagógica Organização curricular |
description |
OLIVEIRA, Maria das Dores da Silva Rodrigues Lumini de – Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância. Porto : [ed. autor], 2011. XII, 107 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01T00:00:00Z 2011-09 2012-04-16T12:21:17Z 2013-05-20T14:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1130 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619992272896 |