Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berenguer, Maria Helena Freire
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4218
Resumo: O estudo agora apresentado procurou aferir acerca de eventuais contributos da supervisão pedagógica, realizada de forma organizada através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação (DRE), nas práticas pedagógicas da atividade de Expressão Plástica, no enriquecimento curricular, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Procurámos evidências de possíveis influências desse acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, na transformação do professor reflexivo e nas opções metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem da atividade. Esta correspondência foi analisada com estratégias e metodologias próprias da investigação qualitativa, através de um estudo de caso. Para levar o estudo a cabo, considerámos os documentos curriculares de referência, a análise das entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes de apoio à Coordenação Regional de Expressão Plástica, da DRE/DSEA e a docentes do grupo de recrutamento 140, a lecionar, exclusivamente a área, em escolas da Região. Estabelecemos relações entre as planificações dos docentes entrevistados, com os resultados visíveis apresentados na Semana das Artes, outrossim com o que refere a literatura, em contraponto ao que está em vigor relativamente a legislação específica. Tudo isto sem descurar aquelas que são as considerações expressas bilateralmente, relativamente à atividade de acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, nas práticas letivas da Expressão Plástica. O reconhecimento da importância desse acompanhamento na formação inicial de professores, a inclusão dos projetos da Semana das Artes e dos concursos de Expressão Plásticas, nas planificações docentes, bem como o conhecimento das atribuições da Coordenação da DRE, são alguns dos aspetos dessa influência, que esta investigação conseguiu evidenciar.
id RCAP_a75d8b2c9ecb167863364413dc5432df
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAMSupervisão pedagógicaPráticas pedagógicasExpressão plásticaProfessor reflexivoPedagogical supervisionPedagogical practicesArtistic expressionReflective teacherCiências da Educação - Supervisão Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo agora apresentado procurou aferir acerca de eventuais contributos da supervisão pedagógica, realizada de forma organizada através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação (DRE), nas práticas pedagógicas da atividade de Expressão Plástica, no enriquecimento curricular, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Procurámos evidências de possíveis influências desse acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, na transformação do professor reflexivo e nas opções metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem da atividade. Esta correspondência foi analisada com estratégias e metodologias próprias da investigação qualitativa, através de um estudo de caso. Para levar o estudo a cabo, considerámos os documentos curriculares de referência, a análise das entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes de apoio à Coordenação Regional de Expressão Plástica, da DRE/DSEA e a docentes do grupo de recrutamento 140, a lecionar, exclusivamente a área, em escolas da Região. Estabelecemos relações entre as planificações dos docentes entrevistados, com os resultados visíveis apresentados na Semana das Artes, outrossim com o que refere a literatura, em contraponto ao que está em vigor relativamente a legislação específica. Tudo isto sem descurar aquelas que são as considerações expressas bilateralmente, relativamente à atividade de acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, nas práticas letivas da Expressão Plástica. O reconhecimento da importância desse acompanhamento na formação inicial de professores, a inclusão dos projetos da Semana das Artes e dos concursos de Expressão Plásticas, nas planificações docentes, bem como o conhecimento das atribuições da Coordenação da DRE, são alguns dos aspetos dessa influência, que esta investigação conseguiu evidenciar.This study sought to assess possible contributions of pedagogical supervision action carried out in pedagogical practices of Artistic Expression, as curricular enrichment, in 1st cycle schools of primary education in the Autonomous Region of Madeira, organized by the Department of Artistic Education Services (DSEA), of the Regional Education Directorate (DRE). We looked for evidence of potential influences of this pedagogical monitoring of activities and projects in the transformation of the reflective teacher and the methodological options of the teaching and learning processes of the activities. It was analysed using strategies and methodologies which are specific to qualitative research through a case study. To achieve this goal, we considered the reference curricular documents, the analysis of semi-structured interviews, conducted to teachers in support of the Regional Coordination of Plastic Expression, of DRE/DSEA and the teachers of the recruitment group 140 who teach exclusively the area in schools of the Region. We established relationships between teachers’ annual planning interviewed, with the visible results presented at the Art’s Week, as well as with what the literature refers to, in counterpoint to the specific legislation in force. All this without neglecting the considerations and opinions expressed bilaterally, regarding the activity of pedagogical monitoring of activities and projects, in the practices of Plastic Expression. The recognition of the importance of this monitoring in the initial training of teachers, the inclusion of the projects of the Arts Week and the competitions of Plastic Expression, in the teaching plans, as well as the knowledge of the attributions of the DRE Coordination, are some of the aspects of this influence, which this investigation was able to highlight.Gouveia, Maria Fernanda BaptistaDigitUMaBerenguer, Maria Helena Freire2022-04-04T09:27:08Z2022-01-07T00:00:00Z2022-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4218202978516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:08.544489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
title Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
spellingShingle Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
Berenguer, Maria Helena Freire
Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Expressão plástica
Professor reflexivo
Pedagogical supervision
Pedagogical practices
Artistic expression
Reflective teacher
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
title_full Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
title_fullStr Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
title_sort Supervisão pedagógica nas práticas de expressão plástica no 1º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
author Berenguer, Maria Helena Freire
author_facet Berenguer, Maria Helena Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Baptista
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Berenguer, Maria Helena Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Expressão plástica
Professor reflexivo
Pedagogical supervision
Pedagogical practices
Artistic expression
Reflective teacher
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão pedagógica
Práticas pedagógicas
Expressão plástica
Professor reflexivo
Pedagogical supervision
Pedagogical practices
Artistic expression
Reflective teacher
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estudo agora apresentado procurou aferir acerca de eventuais contributos da supervisão pedagógica, realizada de forma organizada através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação (DRE), nas práticas pedagógicas da atividade de Expressão Plástica, no enriquecimento curricular, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Procurámos evidências de possíveis influências desse acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, na transformação do professor reflexivo e nas opções metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem da atividade. Esta correspondência foi analisada com estratégias e metodologias próprias da investigação qualitativa, através de um estudo de caso. Para levar o estudo a cabo, considerámos os documentos curriculares de referência, a análise das entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes de apoio à Coordenação Regional de Expressão Plástica, da DRE/DSEA e a docentes do grupo de recrutamento 140, a lecionar, exclusivamente a área, em escolas da Região. Estabelecemos relações entre as planificações dos docentes entrevistados, com os resultados visíveis apresentados na Semana das Artes, outrossim com o que refere a literatura, em contraponto ao que está em vigor relativamente a legislação específica. Tudo isto sem descurar aquelas que são as considerações expressas bilateralmente, relativamente à atividade de acompanhamento pedagógico de atividades e projetos, nas práticas letivas da Expressão Plástica. O reconhecimento da importância desse acompanhamento na formação inicial de professores, a inclusão dos projetos da Semana das Artes e dos concursos de Expressão Plásticas, nas planificações docentes, bem como o conhecimento das atribuições da Coordenação da DRE, são alguns dos aspetos dessa influência, que esta investigação conseguiu evidenciar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04T09:27:08Z
2022-01-07T00:00:00Z
2022-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4218
202978516
url http://hdl.handle.net/10400.13/4218
identifier_str_mv 202978516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129949462855680