Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Maria Amália Fazenda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15323
Resumo: Esta investigação foi determinada pelo nosso contexto profissional, primeiramente como supervisora cooperante e depois como supervisora da ESE da Universidade do Algarve, que levou a apercebermo-nos das diferentes formas de actuação dos supervisores com os alunos-formandos, na promoção do seu desenvolvimento e aprendizagem. O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, corresponde a este nosso interesse, sendo seu objectivo principal identificar e caracterizar os estilos de supervisão das quinze educadoras cooperantes, do 4° ano da Licenciatura em Educação de Infância, em 2001/2002, e complementarmente, através do estudo de "quatro casos", tentar compreender de forma exploratória, se esses estilos são influenciados pela fase da carreira em que cada uma das supervisoras se encontra (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). Em síntese, o estudo aponta para a existência de estilos determinantes, embora a acção supervisiva recorra a funções múltlipas, que resultarão mais das características pessoais das supervisoras do que da fase da carreira em que as mesmas se encontram. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors.
id RCAP_f2af2a4589fab34a6ea648e7e5e29840
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisãoSupervisãoEstilos de supervisãoEducação de infânciaFormação de educadoresPrática pedagógicaComunicaçãoSupervisionSupervision StylesChildren's EducationPre-schoolTeachers EducationPedagogical PracticeEsta investigação foi determinada pelo nosso contexto profissional, primeiramente como supervisora cooperante e depois como supervisora da ESE da Universidade do Algarve, que levou a apercebermo-nos das diferentes formas de actuação dos supervisores com os alunos-formandos, na promoção do seu desenvolvimento e aprendizagem. O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, corresponde a este nosso interesse, sendo seu objectivo principal identificar e caracterizar os estilos de supervisão das quinze educadoras cooperantes, do 4° ano da Licenciatura em Educação de Infância, em 2001/2002, e complementarmente, através do estudo de "quatro casos", tentar compreender de forma exploratória, se esses estilos são influenciados pela fase da carreira em que cada uma das supervisoras se encontra (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). Em síntese, o estudo aponta para a existência de estilos determinantes, embora a acção supervisiva recorra a funções múltlipas, que resultarão mais das características pessoais das supervisoras do que da fase da carreira em que as mesmas se encontram. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors.Universidade de Évora2015-09-01T10:51:46Z2015-09-012004-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15323http://hdl.handle.net/10174/15323pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676Severino, Maria Amália Fazendainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:53.825894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
title Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
spellingShingle Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
Severino, Maria Amália Fazenda
Supervisão
Estilos de supervisão
Educação de infância
Formação de educadores
Prática pedagógica
Comunicação
Supervision
Supervision Styles
Children's Education
Pre-school
Teachers Education
Pedagogical Practice
title_short Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
title_full Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
title_fullStr Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
title_full_unstemmed Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
title_sort Supervisão em educação de infância : supervisores e estilos de supervisão
author Severino, Maria Amália Fazenda
author_facet Severino, Maria Amália Fazenda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Maria Amália Fazenda
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Estilos de supervisão
Educação de infância
Formação de educadores
Prática pedagógica
Comunicação
Supervision
Supervision Styles
Children's Education
Pre-school
Teachers Education
Pedagogical Practice
topic Supervisão
Estilos de supervisão
Educação de infância
Formação de educadores
Prática pedagógica
Comunicação
Supervision
Supervision Styles
Children's Education
Pre-school
Teachers Education
Pedagogical Practice
description Esta investigação foi determinada pelo nosso contexto profissional, primeiramente como supervisora cooperante e depois como supervisora da ESE da Universidade do Algarve, que levou a apercebermo-nos das diferentes formas de actuação dos supervisores com os alunos-formandos, na promoção do seu desenvolvimento e aprendizagem. O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, corresponde a este nosso interesse, sendo seu objectivo principal identificar e caracterizar os estilos de supervisão das quinze educadoras cooperantes, do 4° ano da Licenciatura em Educação de Infância, em 2001/2002, e complementarmente, através do estudo de "quatro casos", tentar compreender de forma exploratória, se esses estilos são influenciados pela fase da carreira em que cada uma das supervisoras se encontra (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). Em síntese, o estudo aponta para a existência de estilos determinantes, embora a acção supervisiva recorra a funções múltlipas, que resultarão mais das características pessoais das supervisoras do que da fase da carreira em que as mesmas se encontram. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors. /*** Abstract -This investigation was determined according to our professional context – as a pre-school teacher supervisor, first, and later as a supervisor at Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve –, which led to an awareness of the different attitudes of supervisors towards the students in the promotion of their development and learning process. The present research study – of a quality nature – addresses this interest, and its main goal is to identify and to determine the character of the supervising styles of fifteen pre-school teachers supervisors in the 4th year of the Course of Children's Education during the school year of 2001/2002. In addition, we will try to understand and explain through the analysis of fours study-cases, to what extent those styles are influenced by the moment each supervisor is undergoing in her career (Zahorik, 1988; Gonçalves, 2000). To sum up, the study establishes the existence of relevant styles in supervising, despite the fact that supervision makes use of a multitude of functions, which are less determined by the moments in the career than by the personal characteristics of the supervisors.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:51:46Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15323
http://hdl.handle.net/10174/15323
url http://hdl.handle.net/10174/15323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563052937216