Satisfação Profissional dos Enfermeiros do Serviço de Urgência de um Hospital da Região Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Daniela da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49989
Resumo: A satisfação profissional é definida como uma combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais que levam uma pessoa a dizer que está satisfeita com o seu trabalho. A qualidade dos serviços e respetivos cuidados de enfermagem, está relacionada com o nível de satisfação dos profissionais, pelo que só conhecendo os níveis de satisfação profissional, pode, um enfermeiro gestor, identificar falhas/problemas, numa perspetiva de oportunidade de melhoria. O presente estudo tem um cariz quantitativo, de abordagem descritiva, exploratória e de carácter transversal e tem como finalidade melhorar o conhecimento global sobre o grau de satisfação dos enfermeiros que trabalham em contexto de serviço de urgência. O público alvo compreendeu os enfermeiros do serviço de urgência do hospital de Guimarães, sendo a amostra final constituída por 74 participantes. Como instrumento de colheita de dados foi utilizada a Escala de Satisfação Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989), validada para a população portuguesa em 2008 por Pocinho e Garcia. Dos resultados obtidos, concluímos que o nível de satisfação profissional dos enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica adultos do hospital de Guimarães é de 4.39 (numa escala avaliada entre 1 e 7). A opção de resposta com maior percentagem foi a opção “Algo satisfeito”, sendo que a dimensão com maior satisfação foi a “Satisfação com o ambiente físico do trabalho” e a dimensão com menor satisfação foi a “Satisfação com benefícios e políticas da organização”. Em síntese, é imperativo que os enfermeiros permaneçam produtivos e satisfeitos e isto só pode ser assegurado com uma análise cuidadosa dos fatores que impactam a satisfação profissional, ressalvando o papel primordial do enfermeiro gestor em monitorizar este indicador e definir estratégias adequadas e concretizáveis. Garantir que os enfermeiros estão satisfeitos ajuda a que o cliente tenha uma experiência e cuidado igualmente satisfatório.
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