Satisfação Profissional dos Enfermeiros do Serviço de Urgência de um Hospital da Região Norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49989 |
Resumo: | A satisfação profissional é definida como uma combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais que levam uma pessoa a dizer que está satisfeita com o seu trabalho. A qualidade dos serviços e respetivos cuidados de enfermagem, está relacionada com o nível de satisfação dos profissionais, pelo que só conhecendo os níveis de satisfação profissional, pode, um enfermeiro gestor, identificar falhas/problemas, numa perspetiva de oportunidade de melhoria. O presente estudo tem um cariz quantitativo, de abordagem descritiva, exploratória e de carácter transversal e tem como finalidade melhorar o conhecimento global sobre o grau de satisfação dos enfermeiros que trabalham em contexto de serviço de urgência. O público alvo compreendeu os enfermeiros do serviço de urgência do hospital de Guimarães, sendo a amostra final constituída por 74 participantes. Como instrumento de colheita de dados foi utilizada a Escala de Satisfação Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989), validada para a população portuguesa em 2008 por Pocinho e Garcia. Dos resultados obtidos, concluímos que o nível de satisfação profissional dos enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica adultos do hospital de Guimarães é de 4.39 (numa escala avaliada entre 1 e 7). A opção de resposta com maior percentagem foi a opção “Algo satisfeito”, sendo que a dimensão com maior satisfação foi a “Satisfação com o ambiente físico do trabalho” e a dimensão com menor satisfação foi a “Satisfação com benefícios e políticas da organização”. Em síntese, é imperativo que os enfermeiros permaneçam produtivos e satisfeitos e isto só pode ser assegurado com uma análise cuidadosa dos fatores que impactam a satisfação profissional, ressalvando o papel primordial do enfermeiro gestor em monitorizar este indicador e definir estratégias adequadas e concretizáveis. Garantir que os enfermeiros estão satisfeitos ajuda a que o cliente tenha uma experiência e cuidado igualmente satisfatório. |
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Satisfação Profissional dos Enfermeiros do Serviço de Urgência de um Hospital da Região Norte de PortugalProfessional satisfaction of nurses in the emergency service of a hospital in northern PortugalSatisfação ProfissionalEnfermagemUrgênciaEnfermagemA satisfação profissional é definida como uma combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais que levam uma pessoa a dizer que está satisfeita com o seu trabalho. A qualidade dos serviços e respetivos cuidados de enfermagem, está relacionada com o nível de satisfação dos profissionais, pelo que só conhecendo os níveis de satisfação profissional, pode, um enfermeiro gestor, identificar falhas/problemas, numa perspetiva de oportunidade de melhoria. O presente estudo tem um cariz quantitativo, de abordagem descritiva, exploratória e de carácter transversal e tem como finalidade melhorar o conhecimento global sobre o grau de satisfação dos enfermeiros que trabalham em contexto de serviço de urgência. O público alvo compreendeu os enfermeiros do serviço de urgência do hospital de Guimarães, sendo a amostra final constituída por 74 participantes. Como instrumento de colheita de dados foi utilizada a Escala de Satisfação Laboral S20/23 (Meliá & Peiró, 1989), validada para a população portuguesa em 2008 por Pocinho e Garcia. Dos resultados obtidos, concluímos que o nível de satisfação profissional dos enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica adultos do hospital de Guimarães é de 4.39 (numa escala avaliada entre 1 e 7). A opção de resposta com maior percentagem foi a opção “Algo satisfeito”, sendo que a dimensão com maior satisfação foi a “Satisfação com o ambiente físico do trabalho” e a dimensão com menor satisfação foi a “Satisfação com benefícios e políticas da organização”. Em síntese, é imperativo que os enfermeiros permaneçam produtivos e satisfeitos e isto só pode ser assegurado com uma análise cuidadosa dos fatores que impactam a satisfação profissional, ressalvando o papel primordial do enfermeiro gestor em monitorizar este indicador e definir estratégias adequadas e concretizáveis. Garantir que os enfermeiros estão satisfeitos ajuda a que o cliente tenha uma experiência e cuidado igualmente satisfatório.Job satisfaction is defined as a combination of psychological, physiological and environmental circumstances that lead a person to say that they are satisfied with their work. The quality of the services and respective nursing care, is related to the level of satisfaction of professionals, so that only knowing the levels of professional satisfaction, can a nurse manager, identify failures/ problems, perspective of opportunity for improvement. This study has a quantitative, descriptive, exploratory and cross-sectional approach and aims to improve global knowledge about the degree of satisfaction of nurses working in the context of emergency service. The target audience comprised nurses from the emergency department of the hospital of Guimarães, and the final sample consisted of 74 participants. As a data collection instrument, the Work Satisfaction Scale S20/23 (Meliá & Peiró, 1989) was used, validated for the Portuguese population in 2008 by Pocinho and Garcia. From the results obtained, we conclude that the level of professional satisfaction of nurses of the adult medical-surgical emergency service of the hospital of Guimarães is 4.39 (on a scale evaluated between 1 and 7). The answer option with the highest percentage was the "Something satisfied" option, and the dimension with the highest satisfaction was the "Satisfaction with the physical work environment" and the dimension with the lowest satisfaction was the "Satisfaction with benefits and policies of the organization". In summary, it is imperative that nurses remain productive and satisfied and this can only be ensured with a careful analysis of the factors that impact job satisfaction, the primary role of the nurse manager in monitoring this indicator and defining appropriate and achievable strategies. Ensuring that nurses are satisfied helps the client have an equally satisfying experience and careSousa, Ana Paula PrataRepositório ComumAlves, Sara Daniela da Costa2024-02-23T12:14:40Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49989TID:203528298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:37.862587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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