A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Carla Madalena Lebre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lourenço, Mónica Sofia Marques
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40812
Resumo: A educação para a cidadania global (ECG) tornou-se uma questão relevante para as sociedades e para as cidades de hoje, que enfrentam desafios que exigem uma ação responsável e concertada. O trabalho colaborativo entre agentes que atuam em diferentes espaços educativos é, pois, fundamental para promover conhecimentos, capacidade e atitudes que permitam às crianças e aos jovens encontrar soluções mais adequadas aos problemas da vida quotidiana e construir cidades mais inclusivas e sustentáveis. Tendo em conta este contexto, delineou-se um estudo que visa responder à seguinte questão de investigação: Como podemos educar alunos do ensino básico para a cidadania global, articulando espaços de educação formal e não formal? Para tal, realizaremos um estudo qualitativo de natureza interpretativa, assente numa metodologia de investigação participativa de base comunitária, para o qual recolheremos uma variedade de dados, nomeadamente através de questionários, entrevistas, gravações vídeo e focus groups junto de professores e responsáveis de espaços de educação não formal, que serão analisados, maioritariamente, através de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados deste estudo permitam delinear linhas orientadoras para a integração da ECG no currículo, articulando espaços de educação formal e não formal, e para a construção de parcerias duradouras entre diferentes atores.
id RCAP_f2ce00bf594e6d93d624ac7ffb4933a0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania globalEducação formalEducação não formalEducação para a cidadania globalA educação para a cidadania global (ECG) tornou-se uma questão relevante para as sociedades e para as cidades de hoje, que enfrentam desafios que exigem uma ação responsável e concertada. O trabalho colaborativo entre agentes que atuam em diferentes espaços educativos é, pois, fundamental para promover conhecimentos, capacidade e atitudes que permitam às crianças e aos jovens encontrar soluções mais adequadas aos problemas da vida quotidiana e construir cidades mais inclusivas e sustentáveis. Tendo em conta este contexto, delineou-se um estudo que visa responder à seguinte questão de investigação: Como podemos educar alunos do ensino básico para a cidadania global, articulando espaços de educação formal e não formal? Para tal, realizaremos um estudo qualitativo de natureza interpretativa, assente numa metodologia de investigação participativa de base comunitária, para o qual recolheremos uma variedade de dados, nomeadamente através de questionários, entrevistas, gravações vídeo e focus groups junto de professores e responsáveis de espaços de educação não formal, que serão analisados, maioritariamente, através de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados deste estudo permitam delinear linhas orientadoras para a integração da ECG no currículo, articulando espaços de educação formal e não formal, e para a construção de parcerias duradouras entre diferentes atores.eventQualia2024-02-20T11:57:29Z2022-09-01T00:00:00Z2022-09conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40812porMourão, Carla Madalena LebreLourenço, Mónica Sofia Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:52:07Zoai:ria.ua.pt:10773/40812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:52:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
title A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
spellingShingle A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
Mourão, Carla Madalena Lebre
Educação formal
Educação não formal
Educação para a cidadania global
title_short A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
title_full A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
title_fullStr A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
title_full_unstemmed A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
title_sort A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global
author Mourão, Carla Madalena Lebre
author_facet Mourão, Carla Madalena Lebre
Lourenço, Mónica Sofia Marques
author_role author
author2 Lourenço, Mónica Sofia Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Carla Madalena Lebre
Lourenço, Mónica Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Educação não formal
Educação para a cidadania global
topic Educação formal
Educação não formal
Educação para a cidadania global
description A educação para a cidadania global (ECG) tornou-se uma questão relevante para as sociedades e para as cidades de hoje, que enfrentam desafios que exigem uma ação responsável e concertada. O trabalho colaborativo entre agentes que atuam em diferentes espaços educativos é, pois, fundamental para promover conhecimentos, capacidade e atitudes que permitam às crianças e aos jovens encontrar soluções mais adequadas aos problemas da vida quotidiana e construir cidades mais inclusivas e sustentáveis. Tendo em conta este contexto, delineou-se um estudo que visa responder à seguinte questão de investigação: Como podemos educar alunos do ensino básico para a cidadania global, articulando espaços de educação formal e não formal? Para tal, realizaremos um estudo qualitativo de natureza interpretativa, assente numa metodologia de investigação participativa de base comunitária, para o qual recolheremos uma variedade de dados, nomeadamente através de questionários, entrevistas, gravações vídeo e focus groups junto de professores e responsáveis de espaços de educação não formal, que serão analisados, maioritariamente, através de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados deste estudo permitam delinear linhas orientadoras para a integração da ECG no currículo, articulando espaços de educação formal e não formal, e para a construção de parcerias duradouras entre diferentes atores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T00:00:00Z
2022-09
2024-02-20T11:57:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40812
url http://hdl.handle.net/10773/40812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv eventQualia
publisher.none.fl_str_mv eventQualia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543889338236928