A utilização de ferramentas digitais na consolidação de conhecimentos na disciplina de História e o seu impacto no Autoconceito Académico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93409 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
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A utilização de ferramentas digitais na consolidação de conhecimentos na disciplina de História e o seu impacto no Autoconceito Académico.The use of digital tools to consolidate knowledge in the History discipline and its impact on academic self-concept.Tecnologias digitaisConsolidação de conhecimentos em HistóriaCompetênciasMemóriaAutoconceito AcadémicoDigital TechnologiesConsolidation of knowledge in HistorySkillsMemoryAcademic self-conceptRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente trabalho incide sobre as implicações da utilização de diferentes ferramentas digitais para a consolidação dos conhecimentos da disciplina de História e como a sua utilização pode influenciar o seu autoconceito académico. O trabalho foi desenvolvido na turma do 8º ano de escolaridade, no Colégio Bissaya Barreto, durante a realização do estágio pedagógico referente ao ano letivo 2018/2019. A sociedade em geral vive um conjunto de transformações a que a Escola não pode ficar indiferente. No mundo atual, global e exigente, e estruturado de uma forma complexa, os estudantes necessitam de possuir um conjunto de competências, como a criatividade, o espírito crítico, a colaboração, a iniciativa, a autonomia ou a capacidade de resolução de que lhes permita viver e “sobreviver” nesta nova ordem social, cultural, económica e política. E perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, como o World Economic Forum (WEF) ou a Comissão Europeia que defendem a necessidade de criar novos modelos educomunicacionais, novos ecossistemas e cenários de aprendizagem. É precisamente, um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais – Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle – que pretendemos analisar neste texto, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas. Os resultados mostram que este cenário ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a tarefa, Confiança nas suas capacidades e Relação com os colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.This paper deals with the implications of using different digital tools for the consolidation of knowledge in the subject of History and how its use influences the academical self-concept. The project was elaborated in a class from the 8th grade, at the Colégio Bissaya Barreto, during the teacher training internship in the 2018/2019 school year. Society in general lives a set of transformations to which the School cannot remain indifferent. In today's global and demanding world, which is structured in a complex way, students need to have a set of skills such as creativity, critical thinking, collaboration, initiative, autonomy or resolving power, which will allows them to “survive” in this new social, cultural, economic and political order. Taking this context into account, it is becoming increasingly important to articulate schools’ curriculum with the use of digital technologies as a way to promote the skills mentioned, this has already been stated by international entities such as the World Economic Forum (WEF) or the European Commission, which advocate the need to create new educational models, new ecosystems and learning scenarios. It is precisely one of these new scenarios, enriched with different digital applications - Kahoot, Mentimeter, Plickers and EdPuzzle - that we intend to analyse in this text, describing their impact on the academic self-concept of 3rd cycle students, using the qualitative analysis of the their perceptions and narratives the baseline. The results show that this scenario, anchored on a model which is centered on learning and developing skills, can have very positive effects on students' academic self-concept, when we take into account the various dimensions considered: Motivation, Task orientation, Confidence in their abilities and Relationship with other students. The implications of the findings are discussed, both from the practical intervention point of view and in terms of future investigations.2019-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93409http://hdl.handle.net/10316/93409TID:202519430porPestana, Miguel Ângelo Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:21.838340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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