Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24960 |
Resumo: | Mestrado em Gestão/MBA |
id |
RCAP_f31a047ef3f47fc6fd9700d8c605d4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitivaRádioAudiênciasLiderançaVantagem CompetitivaMarketingEstratégiaRadioAudiencesLeadershipCompetitive AdvantageStrategyMestrado em Gestão/MBAAs fontes de vantagem competitiva revelam-se como uma arma estratégica na prossecução da liderança da quota de mercado num ambiente competitivo. As empresas têm munido recursos para dotar a sua actuação de tácticas capazes de destacar os seus produtos/serviços no meio em que se inserem. O sector da radiodifusão tem assistido a várias reconfigurações do modelo de negócio com vista a projectar destacadamente estações no ranking de audiências, porém é observado que consecutivamente durante anos nos principais segmentos, os lugares cimeiros, são ocupados pelos mesmos projectos. Neste contexto as vantagens competitivas poderão, segundo a literatura, dar um contributo decisivo, enquanto factor potenciador de um percurso sólido de liderança da quota de mercado. A investigação visa determinar quais as fontes de vantagem competitiva que contribuem crucialmente para o referido facto. Neste sentido é realizada uma revisão da literatura culminada com a recolha de informação de carácter qualitativo junto de operadores do sector. Os resultados revelam que um modelo de programação que reflicta uma forte cultura organizacional, um elevado nível de pesquisa de marcado, uma atitude pioneira e uma consistência no significado da marca, expressa condições para ascender à liderança da quota de mercado em audiências de um modo sustentado.The sources of competitive advantage reveal themselves as a strategic weapon in the pursuit of market share leadership in a competitive environment. Companies have provided in resources to equip there actions in order to highlight their products/services in the top of the ranking. The sector of radiobroadcasting has assisted various business model reconfigurations with the aim to projecting the stations, but it is noted that for several years consecutively top positions were occupied by the same stations. In this context the competitive advantages could, according to the literature, make a decisive contribution, as the enabler of a path of solid leadership of the market share. This research aims to determine the sources of competitive advantage that contribute to the broadcast leadership. In this sense the literature was reviewed and complemented with qualitative research carried out in the radio sector. The results show that broadcast networks that reflect a strong organizational culture, a high levei of research, marked a pioneering attitude and a brand consistency reveal conditions to audience's leadership.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaLeite, Renato Costa2022-07-22T14:57:16Z2008-012008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24960porLeite, Renato Costa (2008). “Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:53.363205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
title |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
spellingShingle |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva Leite, Renato Costa Rádio Audiências Liderança Vantagem Competitiva Marketing Estratégia Radio Audiences Leadership Competitive Advantage Strategy |
title_short |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
title_full |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
title_fullStr |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
title_full_unstemmed |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
title_sort |
Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva |
author |
Leite, Renato Costa |
author_facet |
Leite, Renato Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Renato Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio Audiências Liderança Vantagem Competitiva Marketing Estratégia Radio Audiences Leadership Competitive Advantage Strategy |
topic |
Rádio Audiências Liderança Vantagem Competitiva Marketing Estratégia Radio Audiences Leadership Competitive Advantage Strategy |
description |
Mestrado em Gestão/MBA |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01 2008-01-01T00:00:00Z 2022-07-22T14:57:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leite, Renato Costa (2008). “Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131183126151168 |