Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Renato Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24960
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
id RCAP_f31a047ef3f47fc6fd9700d8c605d4c0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitivaRádioAudiênciasLiderançaVantagem CompetitivaMarketingEstratégiaRadioAudiencesLeadershipCompetitive AdvantageStrategyMestrado em Gestão/MBAAs fontes de vantagem competitiva revelam-se como uma arma estratégica na prossecução da liderança da quota de mercado num ambiente competitivo. As empresas têm munido recursos para dotar a sua actuação de tácticas capazes de destacar os seus produtos/serviços no meio em que se inserem. O sector da radiodifusão tem assistido a várias reconfigurações do modelo de negócio com vista a projectar destacadamente estações no ranking de audiências, porém é observado que consecutivamente durante anos nos principais segmentos, os lugares cimeiros, são ocupados pelos mesmos projectos. Neste contexto as vantagens competitivas poderão, segundo a literatura, dar um contributo decisivo, enquanto factor potenciador de um percurso sólido de liderança da quota de mercado. A investigação visa determinar quais as fontes de vantagem competitiva que contribuem crucialmente para o referido facto. Neste sentido é realizada uma revisão da literatura culminada com a recolha de informação de carácter qualitativo junto de operadores do sector. Os resultados revelam que um modelo de programação que reflicta uma forte cultura organizacional, um elevado nível de pesquisa de marcado, uma atitude pioneira e uma consistência no significado da marca, expressa condições para ascender à liderança da quota de mercado em audiências de um modo sustentado.The sources of competitive advantage reveal themselves as a strategic weapon in the pursuit of market share leadership in a competitive environment. Companies have provided in resources to equip there actions in order to highlight their products/services in the top of the ranking. The sector of radiobroadcasting has assisted various business model reconfigurations with the aim to projecting the stations, but it is noted that for several years consecutively top positions were occupied by the same stations. In this context the competitive advantages could, according to the literature, make a decisive contribution, as the enabler of a path of solid leadership of the market share. This research aims to determine the sources of competitive advantage that contribute to the broadcast leadership. In this sense the literature was reviewed and complemented with qualitative research carried out in the radio sector. The results show that broadcast networks that reflect a strong organizational culture, a high levei of research, marked a pioneering attitude and a brand consistency reveal conditions to audience's leadership.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaLeite, Renato Costa2022-07-22T14:57:16Z2008-012008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24960porLeite, Renato Costa (2008). “Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:53.363205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
title Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
spellingShingle Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
Leite, Renato Costa
Rádio
Audiências
Liderança
Vantagem Competitiva
Marketing
Estratégia
Radio
Audiences
Leadership
Competitive Advantage
Strategy
title_short Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
title_full Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
title_fullStr Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
title_full_unstemmed Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
title_sort Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva
author Leite, Renato Costa
author_facet Leite, Renato Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Renato Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Audiências
Liderança
Vantagem Competitiva
Marketing
Estratégia
Radio
Audiences
Leadership
Competitive Advantage
Strategy
topic Rádio
Audiências
Liderança
Vantagem Competitiva
Marketing
Estratégia
Radio
Audiences
Leadership
Competitive Advantage
Strategy
description Mestrado em Gestão/MBA
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01
2008-01-01T00:00:00Z
2022-07-22T14:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24960
url http://hdl.handle.net/10400.5/24960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leite, Renato Costa (2008). “Antecedentes da liderança de audiências da rádio portuguesa : estudo exploratório das fontes de vantagem competitiva”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131183126151168