Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53823 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_f31cafe2a8fba0177ac2fb673b01039e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humanoRetratoDesenhoFigura humanaEnsino à distânciaArte - Estudo e ensinoEducação inclusivaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolveu-se o presente relatório intitulado de «Projeto por esboços: Compreensão da figura e do rosto humano». A investigação foi implementada na Escola Secundária Rainha Dona Leonor durante o ano letivo de 2020/2021, nomeadamente na turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. Dadas as circunstâncias vividas no período de implementação, as aulas lecionadas decorreram em regime misto. A Unidade Didática desenvolvida resultou da vontade em transmitir a alunos que iniciaram o ensino secundário na área das Artes conhecimentos fundamentais e relevantes, que lhes poderão servir no seu percurso escolar e na sua vida futura. E, do mesmo modo, permitir-lhes o treino e o erro, potencializando e priorizando a aquisição de competências a nível do desenho. Nessa perspetiva, a investigação prende-se numa abordagem de estudo e de esboço, onde o elemento temático é a figura humana. Pelo desenho e pelo o esboço, espera-se que os alunos explorem traçados e estilos próprios, praticando em simultâneo a aplicação saberes basilares da disciplina, dos quais se referem técnicas de referência na representação humana. A articulação destes dois objetivos visa aplicar os princípios da Educação Inclusiva e da Diferenciação Pedagógica, que defendem a qualidade e a flexibilidade no ensino. Fundamenta-se a importância dessa adaptação ao aluno pelas teorias de desenvolvimento de Jean Piaget, Kohlberg e Erik Erikson. Alinhada com o propósito de treino sugerido, considera-se como estratégia orientadora a teoria da definição de objetivos de Bandura, cujo fragmenta as atividades em tarefas mensuráveis de curta duração. Após a concretização dos vários breves estudos do corpo e rosto humano, os registos são compostos numa exposição final, realçando o processo de evolução individual. Os discentes obteriam ótimos resultados, mostraram visíveis progressos e confirmaram a eficácia, utilidade e o interesse da Unidade.Within the framework of the Master's Degree in Visual Arts Teaching and Supervised Teaching Practice, the present report entitled «Project by sketches: Understanding the human figure and face» is developed. The research was implemented at the Secondary School Rainha Dona Leonor during the 2020/2021 school year, specifically in a 10th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, in the subject of Drawing A. Given the circumstances lived during the period of project implementation, the classes taught took place in a mixed regime. The Didactic Unit designed resulted from the desire to transmit to students who started secondary education in the field of Arts, fundamental and relevant knowledge, which can serve them in their school and future life. And also allow them to train and fail, enhancing and prioritizing the acquisition of competences in drawing. In this perspective, the investigation focuses on a study and sketch approach, where the thematic element is the human figure. Through drawing and sketching, students are expected to explore their own style and expression, while practicing the application of the basic fundamentals of the discipline, where are included reference techniques used to represent the human figure. The articulation of these two objectives aims to apply the principles of Inclusive Education and Pedagogical Differentiation, which defend quality and flexibility in teaching. The importance of adapting to the student is also based on the development theories of Jean Piaget, Kohlberg and Erik Erikson. In line with the training purpose suggested, Bandura's theory of goal setting is considered a guiding strategy, which fragments the activities into measurable short-term tasks. After finishing several brief studies of the human body and face, the students compose a final exhibition with them, highlighting the evolution process of the individual. The students obtained excellent results, showed progress and confirmed the Unit's effectiveness, usefulness and interest.Ramos, José Artur, 1966-Repositório da Universidade de LisboaPina, Rita Santos de2022-07-18T14:14:19Z20212021-12-062021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:49.567050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
title |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
spellingShingle |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano Pina, Rita Santos de Retrato Desenho Figura humana Ensino à distância Arte - Estudo e ensino Educação inclusiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
title_full |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
title_fullStr |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
title_full_unstemmed |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
title_sort |
Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano |
author |
Pina, Rita Santos de |
author_facet |
Pina, Rita Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, José Artur, 1966- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Rita Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retrato Desenho Figura humana Ensino à distância Arte - Estudo e ensino Educação inclusiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Retrato Desenho Figura humana Ensino à distância Arte - Estudo e ensino Educação inclusiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-06 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-18T14:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53823 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134599542996992 |