As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaulino, Paula Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11948
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_f322399eb05b37cb762fdd63430bd09c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da GeografiaMetodologiasEstratégiasEnsino- aprendizagemAutonomia do alunoRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Seomara da Costa Primo, localizada no concelho da Amadora, freguesia da Venteira, no ano letivo 2012- 2013. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu de setembro de 2012 a junho de 2013 e em três turmas, duas do Ensino Básico e uma do Ensino Secundário – Curso Técnico Profissional de Turismo, foram desenvolvidas e aplicadas metodologias ativas que promoveram o processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas disciplinas de História e de Geografia. Durante o estágio procurei ter sempre presente o tema escolhido como linha de orientação. Deste modo, foram desenvolvidas diversas metodologias que promoveram uma pedagogia educativa de cooperação, a motivação e a assimilação das aprendizagens efetivas dos alunos. O relatório remete-nos para duas importantes componentes, a parte de investigação científica e a parte pedagógica. O desenvolvimento do relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi bastante profícuo, pois possibilitou articular de forma coesa e estruturada as duas componentes. À medida que foram relatadas as principais atividades desenvolvidas, foram efetuadas reflexões teóricas sobre as metodologias utilizadas e sobre as principais teorias da aprendizagem. Porém, perante a infinidade de abordagens em torno das metodologias ativas e das teorias da aprendizagem, e dada a complexidade do tema escolhido, por abarcar vários assuntos específicos, impôs-se centrar a investigação e contextualizar teoricamente apenas as metodologias e as teorias mais significativas. Assim, e embora tenham sido desenvolvidas muitas outras metodologias, que as que, se encontram aqui apresentadas, apenas serão apresentadas alguns exemplos de metodologias utilizadas nas duas áreas científicas e disciplinares. Na parte final do relatório e de forma muito sucinta será efetuada uma análise das opiniões dos alunos sobre as metodologias utilizadas para perceber se estas contribuíram para gerar aprendizagens significativas e se foram ou não, facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de História e de Geografia. Far-se-á uma abordagem reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada e serão analisados, ainda que de forma muito concisa, os comentários das orientadoras cooperantes ao trabalho desenvolvido e os resultados das autoavaliações efetuadas pelos alunos sobre o meu desempenho e sobre as metodologias utilizadas ao longo das aulas lecionadas.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNJaulino, Paula Gonçalves20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11948TID:201035340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:42Zoai:run.unl.pt:10362/11948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:39.050195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
title As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
spellingShingle As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
Jaulino, Paula Gonçalves
Metodologias
Estratégias
Ensino- aprendizagem
Autonomia do aluno
title_short As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
title_full As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
title_fullStr As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
title_full_unstemmed As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
title_sort As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
author Jaulino, Paula Gonçalves
author_facet Jaulino, Paula Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaulino, Paula Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Estratégias
Ensino- aprendizagem
Autonomia do aluno
topic Metodologias
Estratégias
Ensino- aprendizagem
Autonomia do aluno
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11948
TID:201035340
url http://hdl.handle.net/10362/11948
identifier_str_mv TID:201035340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137847661297664