As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11948 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
id |
RCAP_f322399eb05b37cb762fdd63430bd09c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da GeografiaMetodologiasEstratégiasEnsino- aprendizagemAutonomia do alunoRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Seomara da Costa Primo, localizada no concelho da Amadora, freguesia da Venteira, no ano letivo 2012- 2013. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu de setembro de 2012 a junho de 2013 e em três turmas, duas do Ensino Básico e uma do Ensino Secundário – Curso Técnico Profissional de Turismo, foram desenvolvidas e aplicadas metodologias ativas que promoveram o processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas disciplinas de História e de Geografia. Durante o estágio procurei ter sempre presente o tema escolhido como linha de orientação. Deste modo, foram desenvolvidas diversas metodologias que promoveram uma pedagogia educativa de cooperação, a motivação e a assimilação das aprendizagens efetivas dos alunos. O relatório remete-nos para duas importantes componentes, a parte de investigação científica e a parte pedagógica. O desenvolvimento do relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi bastante profícuo, pois possibilitou articular de forma coesa e estruturada as duas componentes. À medida que foram relatadas as principais atividades desenvolvidas, foram efetuadas reflexões teóricas sobre as metodologias utilizadas e sobre as principais teorias da aprendizagem. Porém, perante a infinidade de abordagens em torno das metodologias ativas e das teorias da aprendizagem, e dada a complexidade do tema escolhido, por abarcar vários assuntos específicos, impôs-se centrar a investigação e contextualizar teoricamente apenas as metodologias e as teorias mais significativas. Assim, e embora tenham sido desenvolvidas muitas outras metodologias, que as que, se encontram aqui apresentadas, apenas serão apresentadas alguns exemplos de metodologias utilizadas nas duas áreas científicas e disciplinares. Na parte final do relatório e de forma muito sucinta será efetuada uma análise das opiniões dos alunos sobre as metodologias utilizadas para perceber se estas contribuíram para gerar aprendizagens significativas e se foram ou não, facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de História e de Geografia. Far-se-á uma abordagem reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada e serão analisados, ainda que de forma muito concisa, os comentários das orientadoras cooperantes ao trabalho desenvolvido e os resultados das autoavaliações efetuadas pelos alunos sobre o meu desempenho e sobre as metodologias utilizadas ao longo das aulas lecionadas.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNJaulino, Paula Gonçalves20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11948TID:201035340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:42Zoai:run.unl.pt:10362/11948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:39.050195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
title |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
spellingShingle |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia Jaulino, Paula Gonçalves Metodologias Estratégias Ensino- aprendizagem Autonomia do aluno |
title_short |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
title_full |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
title_fullStr |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
title_full_unstemmed |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
title_sort |
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia |
author |
Jaulino, Paula Gonçalves |
author_facet |
Jaulino, Paula Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaulino, Paula Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Estratégias Ensino- aprendizagem Autonomia do aluno |
topic |
Metodologias Estratégias Ensino- aprendizagem Autonomia do aluno |
description |
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11948 TID:201035340 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11948 |
identifier_str_mv |
TID:201035340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137847661297664 |