Trajeto casa-escola e o transporte ativo: estudo em três escolas públicas de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57330 |
Resumo: | Assistimos a grandes alterações nos aspetos do estilo de vida atual, como o tempo que os adolescentes passam a ver televisão a utilizar computadores, ao aumento dos meios de transporte motorizados, que contribuem para a diminuição dos níveis de atividade física. Esta diminuição no transporte ativo (TA) para a escola coincidiu com um aumento alarmante na obesidade infantil. A vida das crianças é hoje marcada pela falta de autonomia e maior dependência da família nas deslocações para a escola. Práticas parentais com consciência de segurança, dependência do carro e desenho urbano autocentrado, convergem para produzir crianças que vivem vidas cada vez mais sedentárias. O modo pedonal descrito em estudos internacionais demonstra que este é o mais eficiente nas deslocações até 1 km, enquanto a bicicleta é a opção mais competitiva nas deslocações até 5 km, sendo um modo mais rápido do que o transporte individual, mesmo quando se considera o tempo de acesso até ao veículo e o tempo despendido na procura de estacionamento. As deslocações casa-escola representam uma parte significativa nas deslocações de uma cidade, tendo um impacto significativo no ambiente urbano. Foi objetivo do estudo investigar as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de alunos de três escolas públicas de Portugal. Foram avaliadas 555 crianças (10 – 16 anos, x̄=12,2) de ambos os sexos (F=301 e M=254), através de um questionário anónimo e já autorizado com a designação “O Transporte Ativo de Bicicleta nos Hábitos de Deslocação para a Escola”, aprovado pela DGE (Direção de Serviços de Projetos Educativos). O tratamento estatístico contou com análise descritiva das variáveis (média, desvio padrão, percentagens, máximo e mínimo), determinação do teste Qui-Quadrado (variáveis ordinais). Foram observadas diferenças estatisticamente significativas relativamente à distância e o meio de transporte casa-escola, onde 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o automóvel para se deslocar para a escola (66,7%), as deslocações de bicicleta são inexistentes. Ainda assim, 89% da população estudada gostaria de vir de bicicleta para a escola. Os dados destes estudos indicam que os alunos vivem próximo da escola, verificado pela distância e tempo gasto no trajeto e dão preferência como meio de transporte ao automóvel, a pé e depois autocarro. |
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