Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Paula Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Beatriz Oliveira, Souza, Sérgio, Bastos, Diana, Costa, José
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37678
Resumo: O estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro.
id RCAP_a5ac14c3a0182803d70b9a98859d4a0a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicasDeslocamento AtivoAdolescentesEscolaCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)Universidade do MinhoMatos, Ana Paula RodriguesPereira, Beatriz OliveiraSouza, SérgioBastos, DianaCosta, José2015-072015-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37678por978-972-8969-11-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:35:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:35:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
title Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
spellingShingle Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
Matos, Ana Paula Rodrigues
Deslocamento Ativo
Adolescentes
Escola
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
title_full Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
title_fullStr Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
title_full_unstemmed Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
title_sort Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
author Matos, Ana Paula Rodrigues
author_facet Matos, Ana Paula Rodrigues
Pereira, Beatriz Oliveira
Souza, Sérgio
Bastos, Diana
Costa, José
author_role author
author2 Pereira, Beatriz Oliveira
Souza, Sérgio
Bastos, Diana
Costa, José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Paula Rodrigues
Pereira, Beatriz Oliveira
Souza, Sérgio
Bastos, Diana
Costa, José
dc.subject.por.fl_str_mv Deslocamento Ativo
Adolescentes
Escola
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Deslocamento Ativo
Adolescentes
Escola
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37678
url http://hdl.handle.net/1822/37678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8969-11-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545024972259328