Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37678 |
Resumo: | O estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro. |
id |
RCAP_a5ac14c3a0182803d70b9a98859d4a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicasDeslocamento AtivoAdolescentesEscolaCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)Universidade do MinhoMatos, Ana Paula RodriguesPereira, Beatriz OliveiraSouza, SérgioBastos, DianaCosta, José2015-072015-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37678por978-972-8969-11-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:35:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:35:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
title |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
spellingShingle |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas Matos, Ana Paula Rodrigues Deslocamento Ativo Adolescentes Escola Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
title_full |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
title_fullStr |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
title_sort |
Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas |
author |
Matos, Ana Paula Rodrigues |
author_facet |
Matos, Ana Paula Rodrigues Pereira, Beatriz Oliveira Souza, Sérgio Bastos, Diana Costa, José |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Beatriz Oliveira Souza, Sérgio Bastos, Diana Costa, José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Paula Rodrigues Pereira, Beatriz Oliveira Souza, Sérgio Bastos, Diana Costa, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deslocamento Ativo Adolescentes Escola Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Deslocamento Ativo Adolescentes Escola Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37678 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-8969-11-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545024972259328 |