Educação Rodoviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2127 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Este afigura-se como um documento intencional e contextualizado, onde se expressam as ações de análise e de reflexão crítica das práticas pedagógicas experimentadas e vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em três componentes essenciais: o Enquadramento institucional, a descrição de todo o processo de PES e a apresentação de um trabalho de investigação sobre o tema escolhido. A necessidade de edificar uma prática educativa de qualidade adaptada às necessidades e interesses dos educandos, conduziu-nos ao aprofundamento e à reflexão da temática sobre o papel do educador/professor face ao processo de seleção e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem, na abordagem da temática “Prevenção de acidentes rodoviários”. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é o de demonstrar como, através da exploração de diversas atividades de carater lúdico, os educadores/professores conseguem incutir nas crianças desde tenra idade comportamentos e atitudes corretas no que concerne a esta temática. Este estudo surgiu devido ao facto de, cada vez mais, a sinistralidade rodoviária ser uma das problemáticas sociais do nosso país, situando-o no topo das estatísticas. Nesta perspetiva, torna-se urgente enfrentar este problema, sendo uma das formas de o fazer e talvez a mais eficaz, segura e duradora, a educação para a cidadania rodoviária, uma vez que o fator humano é a principal causa de acidentes rodoviários. Neste âmbito torna-se urgente responder de forma pronta e eficaz a todos os perigos rodoviários e por isso é de extrema importância privilegiar a educação rodoviária nas nossas Pré escolas e escolas do 1º CEB, desenvolvendo para tal um conjunto de ações pedagógicas, capazes de levar as crianças, de uma forma lúdica, a interiorizar as regras de circulação. |
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