A administração do tempo como instrumento de leitura da capacidade de domínio pessoal do estudante universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Luiz Carlos Machado de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5476
Resumo: O trabalho investigou como estudantes universitários, de instituições privadas, no quotidiano de dupla jornada - trabalhador e estudante - que envolve uma gestão do uso do tempo em relação às suas diversas atividades diárias: administrar o lado financeiro, investir no processo de aprendizagem e manter-se competitivo - gerem o seu tempo durante a execução das suas atividades académicas e que estratégias utilizam para realizá-las. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, exploratório, experimental, realizado numa instituição de ensino superior na cidade de Recife/PE. A pesquisa ocorreu no período entre maio e agosto de 2012, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha, entrevista e questionários, para o que foi construída uma base de dados no programa EPI INFO a qual foi exportada para o Software SPSS onde foi realizada a análise quantitativa e a Análise de Discurso (AD) para os dados qualitativos. Os resultados e conclusões percebidas, apontam que os estudantes não aproveitam adequadamente o seu tempo, relatam estar sempre sobrecarregados e a realizar tarefas burocráticas, a carga diária de trabalho pode chegar até às 10 horas, consideram como maior dispersor do seu tempo, conversas paralelas, telemóveis e que não têm tempo para dedicar, fora da sala de aula, ao estudo.
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spelling A administração do tempo como instrumento de leitura da capacidade de domínio pessoal do estudante universitárioGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃO DO TEMPOESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOHUMAN RESOURCES MANAGEMENTTIME MANAGEMENTCOLLEGE STUDENTSMANAGEMENTO trabalho investigou como estudantes universitários, de instituições privadas, no quotidiano de dupla jornada - trabalhador e estudante - que envolve uma gestão do uso do tempo em relação às suas diversas atividades diárias: administrar o lado financeiro, investir no processo de aprendizagem e manter-se competitivo - gerem o seu tempo durante a execução das suas atividades académicas e que estratégias utilizam para realizá-las. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, exploratório, experimental, realizado numa instituição de ensino superior na cidade de Recife/PE. A pesquisa ocorreu no período entre maio e agosto de 2012, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha, entrevista e questionários, para o que foi construída uma base de dados no programa EPI INFO a qual foi exportada para o Software SPSS onde foi realizada a análise quantitativa e a Análise de Discurso (AD) para os dados qualitativos. Os resultados e conclusões percebidas, apontam que os estudantes não aproveitam adequadamente o seu tempo, relatam estar sempre sobrecarregados e a realizar tarefas burocráticas, a carga diária de trabalho pode chegar até às 10 horas, consideram como maior dispersor do seu tempo, conversas paralelas, telemóveis e que não têm tempo para dedicar, fora da sala de aula, ao estudo.The study investigated how college students of private institutions in the daily double shift - workers and students - one that involves the use of time management in relation to their various daily activities: managing the financial side, investing in the learning process and keep is competitive - manage your time during the execution of their academic activities and strategies used to accomplish them. This is a quantitative and qualitative study, exploratory, experimental. Performed in an institution of higher learning in the city of Recife / PE. The research took place between May and August 2012, having been used as instruments to collect interviews and questionnaires, which was built a database in EPI INFO which was exported to SPSS software in which we performed quantitative analysis and Discourse Analysis (DA) for qualitative data. The results and conclusions we perceive, suggest that students do not enjoy your time properly, report being overscheduled and performing administrative tasks, the daily workload can reach up to 10 hours, consider how greater dispersal of his time, side conversations, cell, and do not have time to devote outside the classroom, to study.2014-09-05T09:38:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5476TID:201483815porAmorim, Luiz Carlos Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:25.946180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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