Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27219 |
Resumo: | O Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo. |
id |
RCAP_f33763e7b89dcc0a2d8f0de231b53860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunosDiretor de TurmaGestão intermédiaSucesso educativoConselho de turmaPerfilClass managerClass councilProfileIntermediate managementEducational successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo.The Class Director in the modern school act as a curriculum manager, leader of pedagogical teams, intermediate leader in the school organization and its functioning, and at an external level, as a socio-cultural mediator, acting as manager of relationships among all educational actors in articulation with the family. He/she has a role of hinge in the school, performing several functions in the exercise of this position of intermediate pedagogical management. In order to energize the entire educational process, the teacher/Class Director must exercise forms of leadership in order to guide all the processes related to the formation of his pupils. The curriculum management and the students learning process is teacher's responsibility but is the class director who Directions and parents/guardians hold responsible for the school success of their students. This reflective report considers my personal and professional experience as a class director and is based on the difficulties I have felt, and the successes achieved over the years. In the first part will be reviewed the role and profile of the class director, in a diachronic perspective and its institutional framework. In the second part, will be presented the experience of the last years in the exercise of the office.Estevão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSanfins, Carla Cristina Marta Neves2019-04-02T13:30:17Z2018-06-1120182018-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27219TID:201931664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:48.395224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
title |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
spellingShingle |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos Sanfins, Carla Cristina Marta Neves Diretor de Turma Gestão intermédia Sucesso educativo Conselho de turma Perfil Class manager Class council Profile Intermediate management Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
title_full |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
title_fullStr |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
title_full_unstemmed |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
title_sort |
Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos |
author |
Sanfins, Carla Cristina Marta Neves |
author_facet |
Sanfins, Carla Cristina Marta Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estevão, Carlos Alberto Vilar Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanfins, Carla Cristina Marta Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor de Turma Gestão intermédia Sucesso educativo Conselho de turma Perfil Class manager Class council Profile Intermediate management Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Diretor de Turma Gestão intermédia Sucesso educativo Conselho de turma Perfil Class manager Class council Profile Intermediate management Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 2018 2018-06-11T00:00:00Z 2019-04-02T13:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27219 TID:201931664 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27219 |
identifier_str_mv |
TID:201931664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131920091578368 |