Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanfins, Carla Cristina Marta Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27219
Resumo: O Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo.
id RCAP_f33763e7b89dcc0a2d8f0de231b53860
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunosDiretor de TurmaGestão intermédiaSucesso educativoConselho de turmaPerfilClass managerClass councilProfileIntermediate managementEducational successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo.The Class Director in the modern school act as a curriculum manager, leader of pedagogical teams, intermediate leader in the school organization and its functioning, and at an external level, as a socio-cultural mediator, acting as manager of relationships among all educational actors in articulation with the family. He/she has a role of hinge in the school, performing several functions in the exercise of this position of intermediate pedagogical management. In order to energize the entire educational process, the teacher/Class Director must exercise forms of leadership in order to guide all the processes related to the formation of his pupils. The curriculum management and the students learning process is teacher's responsibility but is the class director who Directions and parents/guardians hold responsible for the school success of their students. This reflective report considers my personal and professional experience as a class director and is based on the difficulties I have felt, and the successes achieved over the years. In the first part will be reviewed the role and profile of the class director, in a diachronic perspective and its institutional framework. In the second part, will be presented the experience of the last years in the exercise of the office.Estevão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSanfins, Carla Cristina Marta Neves2019-04-02T13:30:17Z2018-06-1120182018-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27219TID:201931664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:48.395224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
title Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
spellingShingle Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
Sanfins, Carla Cristina Marta Neves
Diretor de Turma
Gestão intermédia
Sucesso educativo
Conselho de turma
Perfil
Class manager
Class council
Profile
Intermediate management
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
title_full Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
title_fullStr Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
title_full_unstemmed Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
title_sort Diretor de Turma : o promotor do sucesso escolar dos alunos
author Sanfins, Carla Cristina Marta Neves
author_facet Sanfins, Carla Cristina Marta Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanfins, Carla Cristina Marta Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de Turma
Gestão intermédia
Sucesso educativo
Conselho de turma
Perfil
Class manager
Class council
Profile
Intermediate management
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretor de Turma
Gestão intermédia
Sucesso educativo
Conselho de turma
Perfil
Class manager
Class council
Profile
Intermediate management
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Diretor de Turma na escola atual enquanto gestor curricular, líder de equipas pedagógicas, líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sociocultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. No sentido de dinamizar todo o processo educativo o professor Diretor de Turma deve exercer formas de liderança no sentido de orientar todos os processos relativos à formação dos seus alunos. A gestão do currículo e das aprendizagens dos alunos é da responsabilidade do professor, mas é ao Diretor de Turma que Direções e Encarregados de Educação, responsabilizam pelo sucesso escolar dos seus discentes. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência pessoal e profissional como Diretora de turma e tem como base as dificuldades que fui sentindo e os sucessos alcançados ao longo dos anos. Na primeira parte será revisto o papel e perfil do Diretor de Turma, numa perspetiva diacrónica e o seu enquadramento institucional. Na segunda parte será apresentada a experiência dos últimos anos no exercício do cargo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
2018
2018-06-11T00:00:00Z
2019-04-02T13:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27219
TID:201931664
url http://hdl.handle.net/10400.14/27219
identifier_str_mv TID:201931664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131920091578368