Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jorge Manuel Ferraz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22126
Resumo: Na escola atual, o diretor de turma assume, cada vez mais, um múltiplo papel de ligação entre os vários atores educativos. Se a gestão do currículo é da responsabilidade do professor, a gestão das aprendizagens dos alunos é, quase exclusivamente, competência do diretor de turma, ao ponto de lhe ser assacada responsabilidade maior pelo insucesso escolar dos seus discentes. Apesar de muitas vezes o trabalho técnico e burocrático ser o mais óbvio e aquele que, aos olhos dos pares, mais evidencia a impreparação para o exercício do cargo, é expectável que o professor diretor de turma assuma um papel determinante na mediação de conflitos dentro da comunidade educativa (professor < ̶ > aluno < ̶ > aluno < ̶ > escola < ̶ > família), coordene as atividades dos professores do conselho de turma, coordenando a interdisciplinaridade horizontal (cargo de gestão intermédia) e seja, ainda, o promotor da política educativa do agrupamento. O perfil do professor, que exerce o cargo de diretor de turma, condiciona o seu desempenho, sendo recorrentemente apresentado como um argumento para a sua atribuição, mas é, mais das vezes, visto como um acréscimo de trabalho e responsabilidades que muitos dispensariam. A escolha dos docentes nem sempre está subjacente aos princípios de meritocracia, pois a gestão dos recursos humanos das escolas obedece a múltiplos fatores a ter em conta. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência profissional como diretor de turma e tem, ainda, por base, a de coordenador dos diretores de turma, com assento no conselho pedagógico, que me confere uma visão próxima de outros atores no desempenho desse papel. Numa primeira parte, teoricamente fundamentada, será revisto o papel e perfil do diretor de turma, numa perspetiva diacrónica e o seu atual enquadramento institucional. Numa segunda parte, será apresentada a experiência adquirida nos últimos quatro anos, no exercício do cargo, com ênfase nos procedimentos que se refletem positivamente no ensino e na aprendizagem.
id RCAP_818de47e6dd0174c5532ee2c221bdfc9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativaDiretor de turmaConselho de turmaGestão intermédiaMediaçãoForm teacherClass councilMiddle managementMediationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa escola atual, o diretor de turma assume, cada vez mais, um múltiplo papel de ligação entre os vários atores educativos. Se a gestão do currículo é da responsabilidade do professor, a gestão das aprendizagens dos alunos é, quase exclusivamente, competência do diretor de turma, ao ponto de lhe ser assacada responsabilidade maior pelo insucesso escolar dos seus discentes. Apesar de muitas vezes o trabalho técnico e burocrático ser o mais óbvio e aquele que, aos olhos dos pares, mais evidencia a impreparação para o exercício do cargo, é expectável que o professor diretor de turma assuma um papel determinante na mediação de conflitos dentro da comunidade educativa (professor < ̶ > aluno < ̶ > aluno < ̶ > escola < ̶ > família), coordene as atividades dos professores do conselho de turma, coordenando a interdisciplinaridade horizontal (cargo de gestão intermédia) e seja, ainda, o promotor da política educativa do agrupamento. O perfil do professor, que exerce o cargo de diretor de turma, condiciona o seu desempenho, sendo recorrentemente apresentado como um argumento para a sua atribuição, mas é, mais das vezes, visto como um acréscimo de trabalho e responsabilidades que muitos dispensariam. A escolha dos docentes nem sempre está subjacente aos princípios de meritocracia, pois a gestão dos recursos humanos das escolas obedece a múltiplos fatores a ter em conta. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência profissional como diretor de turma e tem, ainda, por base, a de coordenador dos diretores de turma, com assento no conselho pedagógico, que me confere uma visão próxima de outros atores no desempenho desse papel. Numa primeira parte, teoricamente fundamentada, será revisto o papel e perfil do diretor de turma, numa perspetiva diacrónica e o seu atual enquadramento institucional. Numa segunda parte, será apresentada a experiência adquirida nos últimos quatro anos, no exercício do cargo, com ênfase nos procedimentos que se refletem positivamente no ensino e na aprendizagem.In today’s school, the form teacher assumes, more and more, a multiple role of connection between the various educational players. If the curriculum management is the responsibility of the teacher, the student learning management is almost exclusively the responsibility of the form teacher, to the point where he is responsible for the failure of his students. Although the technical and bureaucratic work is often the most obvious and the one that, in the eyes of schoolmate, is more evident the lack of preparation for the position, it is expected that the form teacher will assume a deciding role in the conflict mediation within the Educational community (teacher < ̶ > student < ̶ > student < ̶ > school < ̶ > family), coordinate the activities of class council teachers, coordinating horizontal interdisciplinarity (intermediate management position) and be also the promoter of Educational policy of the grouping. The teacher profile, who holds the position of form teacher, conditions his performance, being repeatedly presented as an argument for his assignment, but is more often than not seen as an increase in work and responsibilities that many would dispense. The choice of teachers does not always underlie the basics of meritocracy, since the management of the human resources of schools obeys the multiple factors to be taken into account. This reflective report considers my professional experience as a form teacher and also has as a base, the coordination of the form teachers, with a seat in the pedagogical council, which gives me a close view of other actors in performing this role. In a first part, theoretically grounded, will be reviewed the role and profile of the form teacher, in a diachronic perspective and its current institutional framework. In the second part, the experience acquired during the last four years of the position will be presented, with emphasis on procedures that are positively reflected in teaching and learning.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Jorge Manuel Ferraz2017-05-0520172017-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22126TID:201693992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:29.188428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
title Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
spellingShingle Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
Gomes, Jorge Manuel Ferraz
Diretor de turma
Conselho de turma
Gestão intermédia
Mediação
Form teacher
Class council
Middle management
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
title_full Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
title_fullStr Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
title_full_unstemmed Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
title_sort Diretor de turma : o elo multitasking na comunidade educativa
author Gomes, Jorge Manuel Ferraz
author_facet Gomes, Jorge Manuel Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jorge Manuel Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de turma
Conselho de turma
Gestão intermédia
Mediação
Form teacher
Class council
Middle management
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretor de turma
Conselho de turma
Gestão intermédia
Mediação
Form teacher
Class council
Middle management
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na escola atual, o diretor de turma assume, cada vez mais, um múltiplo papel de ligação entre os vários atores educativos. Se a gestão do currículo é da responsabilidade do professor, a gestão das aprendizagens dos alunos é, quase exclusivamente, competência do diretor de turma, ao ponto de lhe ser assacada responsabilidade maior pelo insucesso escolar dos seus discentes. Apesar de muitas vezes o trabalho técnico e burocrático ser o mais óbvio e aquele que, aos olhos dos pares, mais evidencia a impreparação para o exercício do cargo, é expectável que o professor diretor de turma assuma um papel determinante na mediação de conflitos dentro da comunidade educativa (professor < ̶ > aluno < ̶ > aluno < ̶ > escola < ̶ > família), coordene as atividades dos professores do conselho de turma, coordenando a interdisciplinaridade horizontal (cargo de gestão intermédia) e seja, ainda, o promotor da política educativa do agrupamento. O perfil do professor, que exerce o cargo de diretor de turma, condiciona o seu desempenho, sendo recorrentemente apresentado como um argumento para a sua atribuição, mas é, mais das vezes, visto como um acréscimo de trabalho e responsabilidades que muitos dispensariam. A escolha dos docentes nem sempre está subjacente aos princípios de meritocracia, pois a gestão dos recursos humanos das escolas obedece a múltiplos fatores a ter em conta. O presente relatório reflexivo considera a minha experiência profissional como diretor de turma e tem, ainda, por base, a de coordenador dos diretores de turma, com assento no conselho pedagógico, que me confere uma visão próxima de outros atores no desempenho desse papel. Numa primeira parte, teoricamente fundamentada, será revisto o papel e perfil do diretor de turma, numa perspetiva diacrónica e o seu atual enquadramento institucional. Numa segunda parte, será apresentada a experiência adquirida nos últimos quatro anos, no exercício do cargo, com ênfase nos procedimentos que se refletem positivamente no ensino e na aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05
2017
2017-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22126
TID:201693992
url http://hdl.handle.net/10400.14/22126
identifier_str_mv TID:201693992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131875988471808