Estratégia de inbound marketing na empresa Altran Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Beatriz Gonçalves Amaro Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38626
Resumo: O presente relatório de estágio constitui o testemunho de uma primeira experiência profissional no mercado de trabalho de marketing. Desenvolvido na empresa Altran Portugal, atualmente Capgemini Engineering, nos escritórios do Cais de Gaia, o estágio consistiu, entre outras tarefas de apoio ao departamento de marketing e ao departamento de comunicação, na implementação de uma estratégia de Inbound Marketing para a empresa. Apoiada na definição das buyer personas da Altran e na análise da concorrência, efetuadas também pela estagiária, foi possível implementar uma estratégia apoiada num conteúdo criado, o relatório “2021: Business Priorities”, que cobriu todas as fases de implementação propostas nos modelos teóricos resumidos na revisão da literatura, bem como a elaboração da Customer Journey das personas relevantes. Sendo a definição das personas um passo primordial em qualquer estratégia de Inbound Marketing, a estagiária entrevistou sete Account Managers da empresa, um Expertise Center Manager e uma HR Business Partner. A análise do conteúdo dessas entrevistas permitiu conceber duas personas de negócio e duas personas de recrutamento, sendo que a estratégia de Inbound Marketing se implementou tendo em vistas as duas personas de negócio. Para verificação do cumprimento dos objetivos definidos para as quatro fases do Inbound Marketing, realizaram-se análises quantitativas relacionadas com as publicações de divulgação do report e do webinar a ele associado, com o número de visitantes do website da Altran Portugal, com o número de leads gerados, entre outras. As principais conclusões do trabalho indicam o aumento da geração de tráfego no website, a melhoria do engagement nas redes sociais LinkedIn e Facebook e a geração de leads qualificados. No que se refere à validação da proposta implementada, incluindo o Customer Journey Map elaborado, e às sugestões de melhoria, apresentam-se os resultados da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a cinco especialistas em marketing, bem como a reflexão resultante da entrevista efetuada ao Head of Marketing and Communication da Altran Portugal, Ricardo Bastos Dias.
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