Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Rafael da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6520
Resumo: CAPÍTULO 1- ESTÁGIO Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo o estágio que efetuei, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. Em primeiro lugar, são apresentados os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido na realidade, que é a escola no seu dia a dia. Estes objetivos são descritos de um modo geral, acerca dos meus objetivos pessoais, dos objetivos da escola bem como os do grupo de Educação Física para este ano letivo. Tendo em conta as caraterísticas da escola e das turmas em que lecionei foi realizado um planeamento e a programação do ano letivo, sobretudo a planificação das aulas para duas turmas, onde numa delas, estive presente nas reuniões de direcão de turma, acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que participei e ajudei no seu desenvolvimento, tendo ficado como responsável pelos treinos com a ajuda de outro professor. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional. CAPÍTULO 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No questionário sobre a não prática desportiva, os principais motivos foram a falta de tempo e a oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o gosto pela modalidade e a melhoria da aparência e aptidão física. Relativamente ao questionário sobre o abandono do Desporto Escolar, os motivos passaram pela falta de tempo, a atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva e a oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos. Palavras-chaves: Motivação, Motivos, Desporto Escolar, Abandono.
id RCAP_f3623c376e62320895602731087d1040
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoAbandonoDesporto EscolarMotivaçãoMotivosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCAPÍTULO 1- ESTÁGIO Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo o estágio que efetuei, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. Em primeiro lugar, são apresentados os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido na realidade, que é a escola no seu dia a dia. Estes objetivos são descritos de um modo geral, acerca dos meus objetivos pessoais, dos objetivos da escola bem como os do grupo de Educação Física para este ano letivo. Tendo em conta as caraterísticas da escola e das turmas em que lecionei foi realizado um planeamento e a programação do ano letivo, sobretudo a planificação das aulas para duas turmas, onde numa delas, estive presente nas reuniões de direcão de turma, acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que participei e ajudei no seu desenvolvimento, tendo ficado como responsável pelos treinos com a ajuda de outro professor. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional. CAPÍTULO 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No questionário sobre a não prática desportiva, os principais motivos foram a falta de tempo e a oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o gosto pela modalidade e a melhoria da aparência e aptidão física. Relativamente ao questionário sobre o abandono do Desporto Escolar, os motivos passaram pela falta de tempo, a atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva e a oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos. Palavras-chaves: Motivação, Motivos, Desporto Escolar, Abandono.CHAPTER 1 This chapter presents all items considered relevant in developing any stage that I performed throughout the school year 2014/2015, under the Teacher Training in Physical Education made at Amato Lusitano School Group. First are presented in my goals and expectations as trainee instilled in fact, that is the school in their day to day. These objectives are described in a general way, about my personal goals, the school's goals as well as the Physical Education group for this school year. Taking into account the characteristics of the school and class where I taught was conducted planning and scheduling of the school year, especially the planning of classes to two groups, where one of them, I was present at meetings of class direction, accompanying all processes and procedures for various situations. Under the sports school, there were several activities in which I participated and helped in its development, having been responsible for the training with the help of another teacher. Finally, aspects considered as positive and negative are displayed, ending with the final considerations about the stage contribution to my training. Keywords: Stage; School; Physical Education; Goals; Planning; School Sports CHAPTER 2 The objective of this study was to understand the motivation and the reasons why students don’t practice Sports School. The sample, consisting of 524 students of both genders, enrolled in the 5th to 9th grade and belonging to the Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, was divided into three distinct groups: those who participate in school sports, those who have participated and not now participate and those who have never participated. The gathering of far-it will information through questionnaires already validated - Questionnaire of motivation for sport participation, Questionnaire reasons for the abandonment of school sports, sporty orientation Questionnaire and the Questionnaire of reasons for not practically of school sports. In the questionnaire on non sport, the main reasons were lack of time and the school does not offer to meet your interests. The main reasons for the practice of school Sports were a taste for sport and improving the appearance and physical fitness. As regards the questionnaire on abandonment of School Sports, the reasons have gone through lack of time, assigning greater importance to the study of sports and sports offer at the school was not suitable to students.Martins, Júlio Manuel CardosoO'Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumSilva, João Rafael da Cruz2018-11-27T11:24:34Z2015-6-82015-07-142015-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6520TID:201644770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:13.663296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Silva, João Rafael da Cruz
Abandono
Desporto Escolar
Motivação
Motivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Silva, João Rafael da Cruz
author_facet Silva, João Rafael da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
O'Hara, Kelly de Lemos Serrano
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Rafael da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono
Desporto Escolar
Motivação
Motivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Abandono
Desporto Escolar
Motivação
Motivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description CAPÍTULO 1- ESTÁGIO Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo o estágio que efetuei, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. Em primeiro lugar, são apresentados os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido na realidade, que é a escola no seu dia a dia. Estes objetivos são descritos de um modo geral, acerca dos meus objetivos pessoais, dos objetivos da escola bem como os do grupo de Educação Física para este ano letivo. Tendo em conta as caraterísticas da escola e das turmas em que lecionei foi realizado um planeamento e a programação do ano letivo, sobretudo a planificação das aulas para duas turmas, onde numa delas, estive presente nas reuniões de direcão de turma, acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que participei e ajudei no seu desenvolvimento, tendo ficado como responsável pelos treinos com a ajuda de outro professor. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional. CAPÍTULO 2 O objetivo deste estudo foi perceber a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar Desporto Escolar. A amostra, composta por 524 alunos de ambos os géneros, inscritos do 5º ao 9º ano de escolaridade e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, foi dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – Questionário da motivação para a participação desportiva, Questionário de razões para o abandono do desporto escolar, Questionário de orientação desportiva e o Questionário de razões para a não prática do desporto escolar. No questionário sobre a não prática desportiva, os principais motivos foram a falta de tempo e a oferta escolar não ir ao encontro aos seus interesses. As principais razões para a prática do Desporto escolar foram o gosto pela modalidade e a melhoria da aparência e aptidão física. Relativamente ao questionário sobre o abandono do Desporto Escolar, os motivos passaram pela falta de tempo, a atribuição de maior importância ao estudo que à prática desportiva e a oferta desportiva da escola não estava adequada aos alunos. Palavras-chaves: Motivação, Motivos, Desporto Escolar, Abandono.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-6-8
2015-07-14
2015-07-14T00:00:00Z
2018-11-27T11:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6520
TID:201644770
url http://hdl.handle.net/10400.6/6520
identifier_str_mv TID:201644770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136367619342336