Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11759 |
Resumo: | O presente relatório permite apresentar o trabalho realizado ao longo do ano curricular de estágio, o qual consiste na conclusão da formação de habilitação profissional para o desempenho de funções enquanto Professor de Educação Física no Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo principal refere-se à reflexão crítica sobre o percurso formativo, enquadrando os processos, desempenhos e desafios que se encontram subjacentes. O documento encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, designada de Intervenção Pedagógica, relata reflexivamente o percurso de estágio realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã. Além da contextualização dos locais de estágio, é apresentada a intervenção realizada em contexto de aula, bem como a participação na escola e a relação com a comunidade. A segunda parte, designada de Investigação e Inovação Pedagógica, incide no estudo dos motivos que assumem maior e menor importância para a prática, e não prática, de Desporto Escolar, em função das variáveis: género, local de residência e ano de escolaridade. Para tal foi aplicada uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra total de 237 alunos pertencentes à Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. As principais conclusões do estudo denotaram a presença de motivações intrínsecas para a prática de Desporto Escolar, existindo diferenças significativas quanto ao local de residência dos alunos. Sobre as motivações para a não prática de Desporto Escolar conclui-se a existência de um conflito de interesses entre a prática desportiva e a realização de outras atividades, como os estudos académicos. Denotou-se, também, a existência de diferenças significativas quanto ao local de residência e ano de escolaridade dos alunos. |
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Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasDesporto EscolarEducação FísicaEstágio PedagógicoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório permite apresentar o trabalho realizado ao longo do ano curricular de estágio, o qual consiste na conclusão da formação de habilitação profissional para o desempenho de funções enquanto Professor de Educação Física no Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo principal refere-se à reflexão crítica sobre o percurso formativo, enquadrando os processos, desempenhos e desafios que se encontram subjacentes. O documento encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, designada de Intervenção Pedagógica, relata reflexivamente o percurso de estágio realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã. Além da contextualização dos locais de estágio, é apresentada a intervenção realizada em contexto de aula, bem como a participação na escola e a relação com a comunidade. A segunda parte, designada de Investigação e Inovação Pedagógica, incide no estudo dos motivos que assumem maior e menor importância para a prática, e não prática, de Desporto Escolar, em função das variáveis: género, local de residência e ano de escolaridade. Para tal foi aplicada uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra total de 237 alunos pertencentes à Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. As principais conclusões do estudo denotaram a presença de motivações intrínsecas para a prática de Desporto Escolar, existindo diferenças significativas quanto ao local de residência dos alunos. Sobre as motivações para a não prática de Desporto Escolar conclui-se a existência de um conflito de interesses entre a prática desportiva e a realização de outras atividades, como os estudos académicos. Denotou-se, também, a existência de diferenças significativas quanto ao local de residência e ano de escolaridade dos alunos.This report allows us to present the work carried out throughout the internship curricular year, which consists of completing the professional qualification training for the performance of functions as a Physical Education Teacher in Basic and Secondary Education. Its main objective refers to the critical reflection on the formative path, framing the processes, performances and challenges that are underlying. The document is organized in two parts, the first part of which, called Pedagogical Intervention, reflexively reports on the internship path taken at the Quinta das Palmeiras Secondary School and the Pêro da Covilhã Basic School. In addition to the contextualization of the internship locations, the intervention performed in the classroom is presented, as well as participation in the school and the relationship with the community. The second part, called Research and Pedagogical Innovation, focuses on the study of the reasons that assume greater and lesser importance for the practice, and not practice, of School Sports, according to the variables gender, place of residence and year of schooling. To this end, a quantitative methodology was applied to a total sample of 237 students belonging to the Quinta das Palmeiras Secondary School, in Covilhã. The main conclusions of the study showed the presence of intrinsic motivations for the practice of School Sports, with significant differences regarding the students' place of residence. Regarding the motivations for not practicing School Sports, it is concluded that there is a conflict of interest between the practice of sports and the performance of other activities, such as academic studies. It is denoted, also, that there are significant differences as to the place of residence and year of education of the students.Aguiar, Marco Veríssimo DiasuBibliorumChambel, Bernardo Miguel Silva Estrela2022-01-12T16:56:38Z2021-06-292021-05-132021-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11759TID:202856100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:28.389905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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