Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chambel, Bernardo Miguel Silva Estrela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11759
Resumo: O presente relatório permite apresentar o trabalho realizado ao longo do ano curricular de estágio, o qual consiste na conclusão da formação de habilitação profissional para o desempenho de funções enquanto Professor de Educação Física no Ensino Básico e Secundário. O seu objetivo principal refere-se à reflexão crítica sobre o percurso formativo, enquadrando os processos, desempenhos e desafios que se encontram subjacentes. O documento encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, designada de Intervenção Pedagógica, relata reflexivamente o percurso de estágio realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã. Além da contextualização dos locais de estágio, é apresentada a intervenção realizada em contexto de aula, bem como a participação na escola e a relação com a comunidade. A segunda parte, designada de Investigação e Inovação Pedagógica, incide no estudo dos motivos que assumem maior e menor importância para a prática, e não prática, de Desporto Escolar, em função das variáveis: género, local de residência e ano de escolaridade. Para tal foi aplicada uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra total de 237 alunos pertencentes à Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. As principais conclusões do estudo denotaram a presença de motivações intrínsecas para a prática de Desporto Escolar, existindo diferenças significativas quanto ao local de residência dos alunos. Sobre as motivações para a não prática de Desporto Escolar conclui-se a existência de um conflito de interesses entre a prática desportiva e a realização de outras atividades, como os estudos académicos. Denotou-se, também, a existência de diferenças significativas quanto ao local de residência e ano de escolaridade dos alunos.
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