Publicações periódicas autárquicas : retrato de um elemento estratégico de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1274 |
Resumo: | O trabalho apresentado sob o título Publicações periódicas autárquicas: retrato de um elemento estratégico de comunicação, analisa a forma como as autarquias utilizam as publicações periódicas. Elementos importantes no processo comunicativo autárquico, estas publicações apresentam diferentes formas de apropriação pelo poder político, estando umas vezes ao serviço das populações, como é seu objectivo, e outras ao serviço dos autarcas. Objecto de poucos estudos e de uma legislação inadequada, as publicações periódicas dos municípios são muitas vezes vistas como uma mera ferramenta de promoção ao serviço do presidente da autarquia. Este trabalho visa avaliar a forma como as autarquias portuguesas utilizam este veículo comunicacional e perceber se as dúvidas criadas em torno da sua utilização pessoal para fins promocionais se confirmam. Na revisão teórica do relatório foram explicados alguns conceitos-chave que permitem contextualizar esta ferramenta no universo comunicativo das autarquias. Enunciámos algumas das características da comunicação política, evidenciando as particularidades da comunicação autárquica e apontando as diferenças e especificidades dos vários tipos de dispositivos usados pelos actores políticos. A compreensão do mundo da comunicação política foi apoiada na experiência obtida durante o estágio que decorreu no Partido Social Democrata. Para além da participação na produção de conteúdos para a Web no período que incluiu as Eleições Europeias e Legislativas do ano de 2009, o estágio possibilitou o contacto pessoal com autarcas de todo o país e o acesso a alguns documentos que foram de crucial importância para a compreensão do fenómeno. O trabalho com os responsáveis pelos conteúdos Web do PSD permitiu ainda perceber algumas opções técnicas utilizadas pelas câmaras nos sites onde divulgam as suas publicações periódicas. Utilizando a metodologia de análise de conteúdos, procurou-se identificar um conjunto de características que permitisse fazer um retrato das publicações periódicas autárquicas presentes nos sites dos municípios. Foi ainda possível avaliar a forma como as autarquias procedem à divulgação das suas publicações na Web, nomeadamente no que concerne à utilização de todas as potencialidades técnicas deste dispositivo novo, abrangente e global. Os dados apurados permitem concluir que este tipo de publicações não cumpre alguns artigos das leis e directivas que as regulam, nomeadamente no que concerne à participação assídua das populações nas páginas das publicações, bem como à cobertura das actividades dos dirigentes políticos da oposição. Esta conclusão remete para a necessidade de uma maior regulação e fiscalização deste tipo de publicações uma vez que dependem quase exclusivamente do financiamento público. |
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Publicações periódicas autárquicas : retrato de um elemento estratégico de comunicaçãoAutarquias - Publicações periódicasComunicação política - AutarquiasEsfera públicaPublicações autarquicas - Comunicação estratégicaO trabalho apresentado sob o título Publicações periódicas autárquicas: retrato de um elemento estratégico de comunicação, analisa a forma como as autarquias utilizam as publicações periódicas. Elementos importantes no processo comunicativo autárquico, estas publicações apresentam diferentes formas de apropriação pelo poder político, estando umas vezes ao serviço das populações, como é seu objectivo, e outras ao serviço dos autarcas. Objecto de poucos estudos e de uma legislação inadequada, as publicações periódicas dos municípios são muitas vezes vistas como uma mera ferramenta de promoção ao serviço do presidente da autarquia. Este trabalho visa avaliar a forma como as autarquias portuguesas utilizam este veículo comunicacional e perceber se as dúvidas criadas em torno da sua utilização pessoal para fins promocionais se confirmam. Na revisão teórica do relatório foram explicados alguns conceitos-chave que permitem contextualizar esta ferramenta no universo comunicativo das autarquias. Enunciámos algumas das características da comunicação política, evidenciando as particularidades da comunicação autárquica e apontando as diferenças e especificidades dos vários tipos de dispositivos usados pelos actores políticos. A compreensão do mundo da comunicação política foi apoiada na experiência obtida durante o estágio que decorreu no Partido Social Democrata. Para além da participação na produção de conteúdos para a Web no período que incluiu as Eleições Europeias e Legislativas do ano de 2009, o estágio possibilitou o contacto pessoal com autarcas de todo o país e o acesso a alguns documentos que foram de crucial importância para a compreensão do fenómeno. O trabalho com os responsáveis pelos conteúdos Web do PSD permitiu ainda perceber algumas opções técnicas utilizadas pelas câmaras nos sites onde divulgam as suas publicações periódicas. Utilizando a metodologia de análise de conteúdos, procurou-se identificar um conjunto de características que permitisse fazer um retrato das publicações periódicas autárquicas presentes nos sites dos municípios. Foi ainda possível avaliar a forma como as autarquias procedem à divulgação das suas publicações na Web, nomeadamente no que concerne à utilização de todas as potencialidades técnicas deste dispositivo novo, abrangente e global. Os dados apurados permitem concluir que este tipo de publicações não cumpre alguns artigos das leis e directivas que as regulam, nomeadamente no que concerne à participação assídua das populações nas páginas das publicações, bem como à cobertura das actividades dos dirigentes políticos da oposição. Esta conclusão remete para a necessidade de uma maior regulação e fiscalização deste tipo de publicações uma vez que dependem quase exclusivamente do financiamento público.The work presented under the title council periodic publications: a strategic element in the service of political communication? it analyzes the way council use periodic publications. These publications are important elements in the council communicative process and they present different ways of being managed by politics - sometimes on the people‘s side, as it is its aim, others on the councillors. There are few studies on them and the legislation that exists is very inappropriate. Those periodic council town publications are seen as a promotional tool for the president of the town council. This work evaluates the way Portuguese councils use these publications and understand whether the doubts created around its personal usage and promotional ends are confirmed. On the theoretical revision of this report some main concepts were explained which allow to fix this tool in the communicative universe of the town councils. We mention some main characteristics of the politic communication; we focus some of them and shown the differences and distinctiveness of the several types of dispositive used by politic actors. The main comprehension of the politic communication was supported by the experience gained during the traineeship occurred in the Partido Social Democrata. I was involved in the production of contents for the Web during the European and legislative elections in 2009 and the traineeship allowed me to get in touch with several presidents of town council and the access to many important documents indispensable to understand the phenomena. The work done with the people responsible for the Web contents of the PSD allowed also to understand some technical options made by town councils on sites where they spread their periodic publications. Using the methodology of contents analyses, I tried to identify some characteristics that allowed to make a report of the council periodic publications seen in the town council‘s sites. It was also possible to evaluate the way town councils ad their publications on the web, using all the possibilities this new, wide and global communication tool has to offer. The data investigated allowed to conclude that this type of publication don‘t carry the laws out mainly what concerns the people‘s daily participation on web sites; as well as the coverage activities of other politics opponents‘. This conclusion shows the need of a closer inspection of this kind of publication due that it depends mainly on the public financial support.Universidade da Beira InteriorCanavilhas, João Manuel MessiasuBibliorumCoelho, Luís Filipe2013-07-25T13:48:14Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:09.167709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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