O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81126 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
id |
RCAP_f376a6c5d27477dbcf968359974de21e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemáticaThe effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solvingAritméticaCompreensão da leituraFluência da leituraMemória de trabalhoProblemas de matemáticaRaciocínioArithmeticReading comprehensionReading fluencyWorking memoryMathematics problemsReasoningCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaO objetivo do estudo foi analisar a influência das diferentes condições dos enunciados, complexidade e relevância, no desempenho em problemas de matemática. Procurou-se ainda investigar em que medida o efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura variam em função do tipo de enunciado, especificamente simples e relevante, simples e não relevante, complexo e relevante, complexo e não relevante. Participaram 82 crianças do 4º ano de escolaridade, que foram avaliadas nas quatro condições dos enunciados dos problemas de matemática. Foram aplicados o subteste de memória da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura para o 4º ano, o subteste de frases incompletas da Escala de Competências Cognitivas para Crianças 4/10, o Teste de Avaliação da Fluência e a Prova de Conhecimentos Matemáticos. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as condições dos enunciados no desempenho em problemas de matemática. O resultado da regressão linear múltipla indica que o modelo é estatisticamente significativo e que explica uma percentagem considerável de variância. A aritmética e o raciocínio não se apresentaram como preditores do desempenho.The aim of the study was to analyze the influence of different conditions of statements, complexity and relevance, on children’s performance in mathematics problems. It also sought to investigate in what extent the effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension vary depending on the type of statements (simple and relevant, simple and not relevant, complex and relevant, complex and not relevant). Eighty-two children from the 4th grade were evaluated in the four conditions of the statements of the math problems. The children also performed the memory subtest of the Wechsler Intelligence Scale for Preschool and Primary Ages, the Reading Comprehension Test for the 4th grade, the incomplete sentences subtest of the Cognitive Skills Scale for Children 4/10, the Reading Fluency Test and the Mathematical Knowledge Test. The results showed no statistical significant differences between the conditions of statements in the children’s performance in math problems. The multiple linear regression result indicates that the model is statistically significant and that it explains a considerable percentage of variance. Arithmetic and reasoning did not present themselves as performance predictors.Ribeiro, IolandaMorgado, CeldaUniversidade do MinhoEsteves, Ana Sofia Alves Gomes20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81126por203049896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.454676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática The effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solving |
title |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
spellingShingle |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática Esteves, Ana Sofia Alves Gomes Aritmética Compreensão da leitura Fluência da leitura Memória de trabalho Problemas de matemática Raciocínio Arithmetic Reading comprehension Reading fluency Working memory Mathematics problems Reasoning Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
title_full |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
title_fullStr |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
title_full_unstemmed |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
title_sort |
O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática |
author |
Esteves, Ana Sofia Alves Gomes |
author_facet |
Esteves, Ana Sofia Alves Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda Morgado, Celda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Ana Sofia Alves Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Compreensão da leitura Fluência da leitura Memória de trabalho Problemas de matemática Raciocínio Arithmetic Reading comprehension Reading fluency Working memory Mathematics problems Reasoning Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aritmética Compreensão da leitura Fluência da leitura Memória de trabalho Problemas de matemática Raciocínio Arithmetic Reading comprehension Reading fluency Working memory Mathematics problems Reasoning Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81126 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203049896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132757891219456 |