Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Andrea Augusta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Taquette,Stella Regina, Martin,Elena Zuliani, Climaco,Lorenna dos Santos, Almeida,Paulo Othavio de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016
Resumo: Resumo: Introdução: Cuidados paliativos (CP) é uma modalidade assistencial crescente no mundo, contudo, ainda é tema pouco abordado na formação médica brasileira, estando presente em apenas 14% dos cursos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino médico em CP nas escolas brasileiras segundo a percepção dos docentes. Método: Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 38 docentes de 25 escolas médicas do País. Resultados: As narrativas dos docentes foram classificadas em três categorias: as iniciativas de inserção curricular(“Ontem”), como está sendo ministrado e seus desafios (“Hoje”) e quais as perspectivas para o futuro (“Amanhã”). A primeira categoria mostra que o ensino em CP foi impulsionado pela compreensão da sua necessidade e iniciativas de estudantes e docentes. Na segunda, ficaram demonstradas as barreiras, tais como o déficit de docentes capacitados e a fragilidade da rede. A terceira categoria aponta caminhos para a disciplina, inserida em eixo transversal humanístico, que permita a aquisição de competências emocionais e resiliência frente ao processo de morrer. Conclusão: O ensino em CP promove mudanças no processo ensino-aprendizagem ao trazer o paciente e a família para o centro do cuidado e contribui para a formação de recursos humanos em consonância com as necessidades apontadas pelo sistema de saúde.
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