Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Cuidados paliativos (CP) é uma modalidade assistencial crescente no mundo, contudo, ainda é tema pouco abordado na formação médica brasileira, estando presente em apenas 14% dos cursos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino médico em CP nas escolas brasileiras segundo a percepção dos docentes. Método: Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 38 docentes de 25 escolas médicas do País. Resultados: As narrativas dos docentes foram classificadas em três categorias: as iniciativas de inserção curricular(“Ontem”), como está sendo ministrado e seus desafios (“Hoje”) e quais as perspectivas para o futuro (“Amanhã”). A primeira categoria mostra que o ensino em CP foi impulsionado pela compreensão da sua necessidade e iniciativas de estudantes e docentes. Na segunda, ficaram demonstradas as barreiras, tais como o déficit de docentes capacitados e a fragilidade da rede. A terceira categoria aponta caminhos para a disciplina, inserida em eixo transversal humanístico, que permita a aquisição de competências emocionais e resiliência frente ao processo de morrer. Conclusão: O ensino em CP promove mudanças no processo ensino-aprendizagem ao trazer o paciente e a família para o centro do cuidado e contribui para a formação de recursos humanos em consonância com as necessidades apontadas pelo sistema de saúde. |
id |
RCAP_f37b96e16e4d365b457aa3ae893240a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicasEnsino médicoCuidados paliativosGraduação.Resumo: Introdução: Cuidados paliativos (CP) é uma modalidade assistencial crescente no mundo, contudo, ainda é tema pouco abordado na formação médica brasileira, estando presente em apenas 14% dos cursos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino médico em CP nas escolas brasileiras segundo a percepção dos docentes. Método: Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 38 docentes de 25 escolas médicas do País. Resultados: As narrativas dos docentes foram classificadas em três categorias: as iniciativas de inserção curricular(“Ontem”), como está sendo ministrado e seus desafios (“Hoje”) e quais as perspectivas para o futuro (“Amanhã”). A primeira categoria mostra que o ensino em CP foi impulsionado pela compreensão da sua necessidade e iniciativas de estudantes e docentes. Na segunda, ficaram demonstradas as barreiras, tais como o déficit de docentes capacitados e a fragilidade da rede. A terceira categoria aponta caminhos para a disciplina, inserida em eixo transversal humanístico, que permita a aquisição de competências emocionais e resiliência frente ao processo de morrer. Conclusão: O ensino em CP promove mudanças no processo ensino-aprendizagem ao trazer o paciente e a família para o centro do cuidado e contribui para a formação de recursos humanos em consonância com as necessidades apontadas pelo sistema de saúde.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016Castro,Andrea AugustaTaquette,Stella ReginaMartin,Elena ZulianiClimaco,Lorenna dos SantosAlmeida,Paulo Othavio de Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:20Zoai:scielo:S2184-77702022000300016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.218417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
title |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
spellingShingle |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas Castro,Andrea Augusta Ensino médico Cuidados paliativos Graduação. |
title_short |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
title_full |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
title_fullStr |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
title_full_unstemmed |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
title_sort |
Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas |
author |
Castro,Andrea Augusta |
author_facet |
Castro,Andrea Augusta Taquette,Stella Regina Martin,Elena Zuliani Climaco,Lorenna dos Santos Almeida,Paulo Othavio de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Taquette,Stella Regina Martin,Elena Zuliani Climaco,Lorenna dos Santos Almeida,Paulo Othavio de Araujo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro,Andrea Augusta Taquette,Stella Regina Martin,Elena Zuliani Climaco,Lorenna dos Santos Almeida,Paulo Othavio de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médico Cuidados paliativos Graduação. |
topic |
Ensino médico Cuidados paliativos Graduação. |
description |
Resumo: Introdução: Cuidados paliativos (CP) é uma modalidade assistencial crescente no mundo, contudo, ainda é tema pouco abordado na formação médica brasileira, estando presente em apenas 14% dos cursos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino médico em CP nas escolas brasileiras segundo a percepção dos docentes. Método: Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 38 docentes de 25 escolas médicas do País. Resultados: As narrativas dos docentes foram classificadas em três categorias: as iniciativas de inserção curricular(“Ontem”), como está sendo ministrado e seus desafios (“Hoje”) e quais as perspectivas para o futuro (“Amanhã”). A primeira categoria mostra que o ensino em CP foi impulsionado pela compreensão da sua necessidade e iniciativas de estudantes e docentes. Na segunda, ficaram demonstradas as barreiras, tais como o déficit de docentes capacitados e a fragilidade da rede. A terceira categoria aponta caminhos para a disciplina, inserida em eixo transversal humanístico, que permita a aquisição de competências emocionais e resiliência frente ao processo de morrer. Conclusão: O ensino em CP promove mudanças no processo ensino-aprendizagem ao trazer o paciente e a família para o centro do cuidado e contribui para a formação de recursos humanos em consonância com as necessidades apontadas pelo sistema de saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410361065472 |