A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Mariana Malho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12939
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f399369eabdb2e4e2dfcb3d025132800
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicoCiências naturaisResolução de problemasAprendizagem colaborativaProblem based learningNatural sciencesCollaborative learningRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.Abstrat The present report is part of Supervised Teaching Practice course of the Master’s in Teaching of 1st Basic Cycle and Natural Sciences and Maths of 2nd Basic Cycle, at the Lisbon School of Education. It has been divided in two parts. The first part integrates a description of the pedagogical practice in a class of 5th grade, an explanation of the problematic that was found on the group, which guided the intervention, and a critical analysis about the practice. In the second part, a study is presented that sought to verify the effectiveness of a set of activities designed according to the principles of Problem Based Learning (PBL) in student learning. In this study, three main objectives were defined: i) to involve students in managing their learning; ii) to develop their reflexive capacities and autonomy; and iii) to encourage group work and collaboration between students. Thus, three activities were developed that focused on three different themes: the coating, locomotion and the diet of living beings. In the study, a literature review was carried out, explaining concepts and systematizing relevant data related to PBL, characterizing the methodology used and presenting the results and conclusions of the research. It was a case study, using predominantly a qualitative methodology, and the instruments used to analyse student performance during PBL activities were observation grids and application questions, applied at the end of the intervention period. The results revealed that the students were improving their performance from activity to activity. However, it was noticed that the improvements could have been more significant if the time for implementing the referred methodological approach had been longer.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, AntónioRCIPLPais, Mariana Malho2021-02-24T12:01:14Z2020-07-082020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12939TID:202629848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.370481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
title A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
Pais, Mariana Malho
Ciências naturais
Resolução de problemas
Aprendizagem colaborativa
Problem based learning
Natural sciences
Collaborative learning
title_short A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
title_full A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
title_sort A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico
author Pais, Mariana Malho
author_facet Pais, Mariana Malho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Mariana Malho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências naturais
Resolução de problemas
Aprendizagem colaborativa
Problem based learning
Natural sciences
Collaborative learning
topic Ciências naturais
Resolução de problemas
Aprendizagem colaborativa
Problem based learning
Natural sciences
Collaborative learning
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
2020-07-08T00:00:00Z
2021-02-24T12:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12939
TID:202629848
url http://hdl.handle.net/10400.21/12939
identifier_str_mv TID:202629848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817549897669279744