Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Joana Luísa Marchante Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8388
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridadeAprendizagemCiências naturaisAprendizagem cooperativa2.º ciclo do ensino básicoResolução de problemasLearningScienceCollaborative learning2nd cycle of basic educationProblemRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este é constituído por duas partes: descrição, análise e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º CEB; e, uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica no 2.º CEB. O estudo relata o desenvolvimento de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), numa turma do 6.º ano, com o propósito de comparar as aprendizagens dos alunos através desta metodologia com outra, mais centrada no professor. Assim, a amostra foi constituída por dois grupos de participantes, grupo controlo e grupo experimental, integrantes de duas turmas em que se desenvolveu a PES II. Para tal, foram definidos três objetivos: i) Comparar duas perspetivas metodológicas para abordar temas programáticos; ii) Verificar se as aprendizagens são mais facilmente mobilizadas em questões de aplicação quando usada uma metodologia ABRP; iii) Analisar a utilização da ABRP como indutor de aprendizagens cooperativas. Desenvolveram-se três atividades sobre as temáticas da vacinação, do tabagismo e de substâncias psicoativas, por serem temas de relevância social e potenciarem a participação dos alunos. Para se avaliar as aprendizagens dos alunos, foram distribuídas questões de aplicação no fim de cada atividade, em ambas as turmas. Recorreu-se a tratamento estatístico para perceber se as diferenças dos resultados entre ambas eram estatisticamente significativas. Para as interações dos alunos durante as atividades formulou-se indicadores que permitissem registar as observações desenvolvidas. Os resultados revelaram que o grupo de alunos que vivenciou as atividades ABRP desenvolveu aprendizagens mais significativas do que o grupo de controlo e melhorou as formas de interação entre pares na realização dos trabalhos de grupo.ABSTRACT The present report is part of the Supervised Teaching Practice course, of the Master’s in Teaching (Primary Education), at the Lisbon School of Education. It integrates a description, analysis and reflection regarding the internship experiences in the 1st and 2nd Basic Education Cycle, as well as a study, developed during the pedagogical practice in the 2nd Cycle. The study describes the impact on learning of activities based on Problem Based Learning (PBL) methodology, in a class of 6th graders, and compares it with strategies more teacher centered, in another class of the same grade. Therefore, the study sample consisted of two groups, control and study group, each being a different class. Three objectives were set: i) Compare both strategies on how they approach the teachings; ii) Verify if learning is more easily mobilized in application questions when using an ABRP methodology; iii) Analyse the use of PBL as an incentive for collaborative learning. Three themes, social relevant and therefore increasing the student’s participation, were approached in class in the thematic of vaccination, smoking and psychoactive substances. In order to evaluate student’s learning, application questions were given to the students of both classes at the end of each activity. Statistical analysis was done to look for any significant differences between the groups. Indicators were developed allowing to register observations in order to assess students’ interactions during the activities. Results showed that the students under PBL methodology developed more significant learning than the students from the control group and also develop skills with the peers in the group work.Almeida, AntónioRCIPLCoelho, Joana Luísa Marchante Rosa2018-04-10T08:25:20Z2017-10-042017-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8388TID:201853531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.661479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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