O ensino a distância no combate à exclusão territorial: o caso do EMITEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Irabel Lago de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12810
Resumo: A Educação a Distância exige uma nova postura educacional de todos os envolvidos, procurando transformar, alterar e renovar as relações entre os atores comprometidos no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, buscou-se analisar e refletir sobre o projeto educacional que oferece o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Trata-se de um estudo de caso que buscou discutir a inclusão de pessoas excluídas numa sociedade cada vez mais concorrente e desigual. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem sido a experiência do ensino médio a distância e como esta experiência tem ressignificado a vida dos estudantes do projeto, além de objetivos específicos como perceber a relação dos estudantes com essa modalidade de ensino (dificuldades, facilidades, afinidades etc.), identificar alguns motivos de evasão do curso e descobrir a continuidade dos estudos de alguns ex-alunos por meio do ensino superior ou técnico. Ao finalizar o presente estudo, percebeu-se uma determinada dificuldade por parte dos estudantes em aceitar a “ausência” física do professor em sala de aula, a sua consciência da necessidade de concluir o ensino médio para crescer profissionalmente e melhorar de vida e a importância da EaD para levar a oportunidade de estudos às pessoas que moram demasiadamente longe e que, de outra forma, não conseguiriam estudar.
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