O ensino a distância no combate à exclusão territorial: o caso do EMITEC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12810 |
Resumo: | A Educação a Distância exige uma nova postura educacional de todos os envolvidos, procurando transformar, alterar e renovar as relações entre os atores comprometidos no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, buscou-se analisar e refletir sobre o projeto educacional que oferece o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Trata-se de um estudo de caso que buscou discutir a inclusão de pessoas excluídas numa sociedade cada vez mais concorrente e desigual. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem sido a experiência do ensino médio a distância e como esta experiência tem ressignificado a vida dos estudantes do projeto, além de objetivos específicos como perceber a relação dos estudantes com essa modalidade de ensino (dificuldades, facilidades, afinidades etc.), identificar alguns motivos de evasão do curso e descobrir a continuidade dos estudos de alguns ex-alunos por meio do ensino superior ou técnico. Ao finalizar o presente estudo, percebeu-se uma determinada dificuldade por parte dos estudantes em aceitar a “ausência” física do professor em sala de aula, a sua consciência da necessidade de concluir o ensino médio para crescer profissionalmente e melhorar de vida e a importância da EaD para levar a oportunidade de estudos às pessoas que moram demasiadamente longe e que, de outra forma, não conseguiriam estudar. |
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O ensino a distância no combate à exclusão territorial: o caso do EMITECEducaçãoTecnologia audiovisualPolítica de educaçãoEnsino à distânciaDistance educationTechnologyHigh schoolPublic politicsA Educação a Distância exige uma nova postura educacional de todos os envolvidos, procurando transformar, alterar e renovar as relações entre os atores comprometidos no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, buscou-se analisar e refletir sobre o projeto educacional que oferece o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Trata-se de um estudo de caso que buscou discutir a inclusão de pessoas excluídas numa sociedade cada vez mais concorrente e desigual. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem sido a experiência do ensino médio a distância e como esta experiência tem ressignificado a vida dos estudantes do projeto, além de objetivos específicos como perceber a relação dos estudantes com essa modalidade de ensino (dificuldades, facilidades, afinidades etc.), identificar alguns motivos de evasão do curso e descobrir a continuidade dos estudos de alguns ex-alunos por meio do ensino superior ou técnico. Ao finalizar o presente estudo, percebeu-se uma determinada dificuldade por parte dos estudantes em aceitar a “ausência” física do professor em sala de aula, a sua consciência da necessidade de concluir o ensino médio para crescer profissionalmente e melhorar de vida e a importância da EaD para levar a oportunidade de estudos às pessoas que moram demasiadamente longe e que, de outra forma, não conseguiriam estudar.Distance education requires a new educational approach of everyone involved, aiming to transform, change and renew all relations between the actors engaged in the teachinglearning process. In this context, my project aims to analyze and reflect on the educational project that offers high school with Technology Intermediation (EMITEC). This is a case study that sought to discuss the inclusion of people excluded from an increasingly competing and unequal society. The research aimed to analyze how has been the high school experience away and how this experience has reframed the lives of students in the project, and specific goals such as to understand the relationship of students with this type of education (difficulties, facilities, affinities, etc.), to identify some of the course drop-out motives and discover the continuity of studies of some former students through higher or technical education. At the end of this study, it was noticed a certain difficulty for the students to accept the absence of teachers in the classroom, their awareness of the need to finish high school to grow professionally and improve their lives and the importance of DL to take the opportunity to study for those who live too far and that, otherwise, could not study.2017-04-06T14:49:51Z2016-12-09T00:00:00Z2016-12-092016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12810TID:201368471porOliveira, Irabel Lago deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:07.207048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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